Em desenvolvimento...ContatoInício
InícioNotíciasEleitores facultativos também têm que fazer recadastramento biométrico
Eleitores facultativos também têm que fazer recadastramento biométrico
Eleitores facultativos também têm que fazer recadastramento biométrico
Em Sergipe, apenas 77 eleitores podem ter o título cancelado. Foi o menor índice de abstenção do Brasil nas Eleições Municipais de 2012
13/03/2013 às 12:20

mao

A Justiça Eleitoral alerta a todos os cerca de 14,4 milhões de eleitores das 450 cidades onde haverá recadastramento biométrico até maio do ano que vem, devem procurar o cartório eleitoral, inclusive aqueles para quem o voto é facultativo, ou seja, os que têm 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos que já tenham o título de eleitor. Quem não se recadastrar terá o título cancelado.

Em Sergipe, apenas 77 eleitores podem ter o título cancelado. Foi o menor índice de abstenção do Brasil nas Eleições Municipais de 2012, esses eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem perder o direito de votar.
O secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sérgio Dias Cardoso, explica que este cancelamento não é uma sanção ao eleitor que deixou de cumprir suas obrigações eleitorais, e sim uma confirmação do domicílio eleitoral. “O não comparecimento sinaliza para a Justiça Eleitoral a insubsistência do domicílio (qualquer que seja a causa), a justificar o cancelamento da inscrição”,  reitera o secretário.
Sérgio Cardoso destaca ainda que os eleitores que votam facultativamente não têm o título cancelado caso faltem a três eleições consecutivas porque o próprio TSE exclui da lista dos passíveis de cancelamento aqueles para quem o voto é facultativo. Já no caso do recadastramento, o comparecimento é obrigatório a todos.
Identificação biométrica

Nas eleições gerais de 2014, cerca de  de todos os 26 Estados do país e do Distrito Federal poderão ser identificados pelas impressões digitais. Até maio do ano que vem, a Justiça Eleitoral, por meio do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor – desenvolvido com o intuito de garantir ainda mais segurança às eleições brasileiras –, realizará o chamado recadastramento biométrico com mais 16 milhões de eleitores.
Para atingir essa meta, a Corregedoria-Geral Eleitoral já publicou 17 provimentos autorizando a realização do recadastramento biométrico em mais de 450 municípios – incluindo 10 capitais –, atingindo, num primeiro momento, cerca de 14,4 milhões de eleitores. No entanto, a intenção é recadastrar para as eleições do ano que vem 16 milhões de eleitores de 23 Estados e do DF, ao todo, sendo que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ficarão responsáveis pela logística do recadastramento.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral - TSE

Informações ao eleitor/Ouvidoria

Fale conosco preenchendo nosso formulário eletrônico
ou ligando para (79) 2106-8777

Deficientes auditivos/fala: clique aqui

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCNPJ: 06.015.356/0001-85Telefone: (79) 2106-8600 - Fax: (79) 2106-8700
CENAF, Lote 7, Variante 2 - CEP 49081-000 - Aracaju/SE