Des. Edson Ulisses participa de comemoração dos 20 anos da urna eletrônica
Des. Edson Ulisses participa de comemoração dos 20 anos da urna eletrônica
As duas décadas da implementação do voto eletrônico no Brasil foram comemoradas, na noite desta última sexta-feira (16), no Centro do Rio, com o lançamento de um selo postal comemorativo dos 20 anos do uso da urna eletrônica no processo eleitoral brasileiro e uma exposição com fotos e objetos do acervo da Justiça Eleitoral. Na ocasião, que marcou a reinauguração do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), foram entregues, ainda, comendas da Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral - Assis Brasil.
Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento contou com a participação do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e teve a presença do presidente em exercício do TRE-SE, desembargador Edson Ulisses de Melo.
O evento celebrou os 20 anos das primeiras experiências públicas do voto eletrônico no Brasil, ocorridas nas eleições municipais de algumas capitais em 1996. Hoje o processo eletrônico eleitoral do Brasil é reconhecido pelo mundo por sua rapidez, eficiência e transparência. Essas duas décadas de avanços e conquistas foram representadas pela exposição de 13 objetos do acervo do TSE, além de documentos e 42 fotos que documentam o período. Também ocorreu o lançamento de um selo dos Correios em comemoração da urna eletrônica, que circulará no ano que vem.
Receberam a comenda da Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral - Assis Brasil cinco personalidades que contribuíram com seus serviços para a Justiça Eleitoral. O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Aroldo Cedraz, foi agraciado com a comenda no grau Grã-Cruz. Jorge Antônio Rachid, secretário da Receita Federal, e os ex-ministros do TSE Pedro Augusto Gordilho e José Maria Andrade receberam o grau Grande Oficial. José de Melo Cruz, coordenador de sistemas eleitorais da Corte Eleitoral, foi agraciado com o grau Comendador.