Desembargador Edson Ulisses participa de sua última sessão como membro do TRE-SE
Desembargador Edson Ulisses participa de sua última sessão como membro do TRE-SE
O Des. Edson Ulisses de Melo, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, está próximo de concluir seu biênio, que oficialmente se encerra em 14/01/2018. Na sessão de hoje (19/12/17), por conta do recesso, despede-se depois de marcante atuação como membro da Corte Eleitoral sergipana.
Ao iniciar da última sessão de julgamentos de 2017, o presidente do TRE-SE, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, e os demais juízes membros do Tribunal fizeram questão de homenagear o desembargador que se despede. O homenageado recebeu uma placa em honra a sua passagem pelo TRE-SE. "Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados", diz a frase de autoria do papa Francisco, a qual foi gravada na placa.
"Eu quero dizer que o senhor vai deixar saudades. Fui testemunha da lhaneza, do carinho que o senhor tem pelo TRE-SE. O senhor foi um grande companheiro de pleno, "vestiu a camisa do tribunal", com muita seriedade e competência. Faço essa homenagem com muito orgulho, me engrandeceu como pessoa tê-lo como colega de trabalho, pelo seu exemplo e pelo seu caráter", declarou o presidente do Tribunal.
Em seu discurso de despedida, o desembargador Edson Ulisses assim se manifestou: primeiramente quero agradecer as palavras generosas de meus colegas, meus pares. Iniciou minhas palavras trazendo a lume um texto da bíblia sagrada, onde está escrito que há tempo para tudo, tempo para chegar e tempo para sair. Na minha trajetória, tanto profissional quanto pessoal, tenho procurado deixar sempre algo de bom pelos ambientes que frequentei. Creio que viemos a esse mundo para fazer o bem e contribuir para que os outros sejam felizes, porque assim nos tornamos felizes também", concluiu o desembargador.
Além da judicatura, durante seu biênio na Justiça Eleitoral participou de projetos voltados ao conhecimento do cidadão (principalmente dos jovens) em relação ao processo político-democrático, a exemplo, o projeto "Eleitor do Futuro": o magistrado fez questão de participar ativamente de alguns eventos.
Edson Ulisses também contribui com a sociedade sergipana produzindo literatura. Nos últimos anos, publicou os livros Reflexões Cidadãs e Sabedoria Popular, além de diversos artigos jurídicos, notadamente na área de Direitos Humanos. Em 2017, publicou Sabedoria popular II: máximas, reflexões, outros saberes e amenidades no ZAP ZAP, em lançamento concorridíssimo.
O rol de suas credenciais é bastante extenso, apresentam-se algumas: formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, em 1975; desembargador, membro da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe; ex-Procurador Geral do Estado de Sergipe; ex-Presidente da OAB-SE; palestrante em diversas conferências nacionais da OAB; comendador da Ordem Mérito Serigy; membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais; Academia Sergipana de Letras...