CEMEL realiza primeira exposição fotográfica de servidores no TRE-SE
CEMEL realiza primeira exposição fotográfica de servidores no TRE-SE

O CEMEL – Centro de Memória Eleitoral Des. José Antônio de Andrade Gões, proporcionou aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) e ao público externo, na manhã de hoje, (21), um olhar diferenciado sobre os talentos que a instituição possui voltados aos valores artísticos e culturais.
Trata-se da mostra “Nossos Olhares”, a primeira exposição fotográfica realizada por 6 servidores do TRE-SE. O servidor Marcos Deumares da Silva, idealizador e organizador do evento – o qual estende-se até o dia 30 deste mês e é aberto ao público, conta sobre o objetivo da atividade.
“A mostra objetiva expor um trabalho que vai além das atividades laborais, oportunizando espaço para que sejam exibidas afinidades técnicas com a área da fotografia”, enfatizou.
Para o diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa Maciel Filho, a iniciativa da exposição deve ser a primeira de muitas. “Espero que este trabalho possa perdurar, e que a cada edição os servidores possam mostrar os seus talentos voltados para a arte, nas suas mais diversas esferas. Acredito ainda que é muito importante para o TRE-SE encampar iniciativas como esta, pois incentiva e valoriza as atividades de nosso corpo funcional”, ressaltou.
A coordenadora de Gestão da Informação, Lydiane Torres da Silva, revela suas impressões sobre a exposição. “A exposição fotográfica me impressionou pelo talento e sensibilidade artística dos servidores. É uma experiência encantadora admirar, em cada fotografia, aquilo que atraiu o olhar do fotógrafo e a beleza que ele transmite através de sua obra de arte”, frisou.
Sobre os expositores e suas obras
Aurélio André Carneiro da Cunha
Observador das formas, encantado com a natureza e apaixonado por viajar. Achou na fotografia um jeito de eternizar seus momentos e relembrar seus instantes; motivos estes que o levam a insistir em fotografar.
Obras
Tema: As cores da Natureza
Objetivo: Mostrar o encanto, o fascínio e a liberdade que a natureza proporciona através de fotos tiradas na Orla de Atalaia, no Parque da Sementeira – em Aracaju (SE) e na praia de Tamandaré, em Pernambuco.
Tema: As cores e o Concreto
Objetivo: Mostrar a harmonia das cores sobre o concreto em fotos realizadas na Orla de Atalaia, em Aracaju (SE).
Anita Paixão Sotero
Diz ser apaixonada pela natureza e aprendiz na arte da fotografia.
Obra
Tema: Nuances da Natureza
Objetivo: Registrar e compartilhar detalhes da beleza infinita da natureza em fotos realizadas na Orla de Atalaia, em Aracaju (SE) e no município de Itaporanga d’Ajuda.
Marcus Vinicius de Morais Corrêa
Gestor de muitos interesses e descobriu na fotografia mais uma via para canalizar a sua curiosidade, além do fascínio autodidata.
Obra
Tema: Luzes e Formas
Objetivo: Explorar texturas de luz, sombra e cor em fotos realizadas nos municípios de Laranjeiras e Aracaju (SE).
Lourdinha Lisboa
Diz ser apaixonada pela fotografia e é uma eterna aprendiz. Busca desenvolver a cada dia o seu olhar e o modo de ver a vida e as pessoas.
Obras
Tema: As caras sujas.
Objetivo: A beleza no olhar do fotógrafo sob a percepção do fotografado. Ou seja, mostrar o evento a partir de seu olhar e o que está por trás das câmeras, bem como sensibilizar a importância de estar atento no momento decisivo. Fotos realizadas no município de Laranjeiras (SE), durante a festa dos Caboclinhos e Lambe-sujos.
Tema: A cara do fotógrafo.
Objetivo: Uma paixão pela fotografia em mostrar a importância desta na vida das pessoas. Fotos tiradas em Santana do São Francisco e em outros passeios fotográficos.
Tema: A felicidade de ter o “SER”.
Objetivo: Mostrar que ser feliz é sentir dentro de nós a “essência da vida” e que esta podemos encontrar no “SER”, não no ter.
Olavo Cavalcante Barros
Mantém uma relação de muito amor pela fotografia. Através desta arte, aprendeu a admirar a natureza com mais sentimento e a valorizar as coisas mais simples da vida.
Obras
Tema: Sergipe como eu vejo.
Objetivo: Demonstrar emoção e gratidão por Sergipe. Terra a qual diz ter sido muito bem acolhido. Fotos tiradas nos municípios de Aracaju (SE) e Barra dos Coqueiros (SE).
José Anderson Santana Correia
Diz ser apaixonado pela fotografia e pela natureza, especialmente nos seus detalhes, nos quais agradece a Deus por propiciar tais momentos.
Obras
Tema: Macro Mundo Micro.
Objetivo: Mostrar a beleza do “mundo invisível” (a olho nu) em fotos realizadas em 2017 e 2017 no jardim de casa, em sua maioria.
Tema: Descolorindo
Objetivo: Mostrar que a beleza da natureza não é só em cores, em fotos tiradas em Aracaju (SE).
Tema: Borboleta
Objetivo: Mostrar a disponibilidade da natureza para todos, bastando parar para admirar sua beleza. Fotos efetuadas em 2017 no jardim de casa, em sua maioria.