Agentes de segurança do TRE-SE recebem treinamento para manuseio de armas elétricas
Agentes de segurança do TRE-SE recebem treinamento para manuseio de armas elétricas
Na manhã do dia 24 de março, os agentes de segurança do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) receberam treinamento sobre o manuseio de pistolas de choque elétrico. A partir de agora, cada técnico portará esse armamento como instrumento de trabalho.
Os agentes de segurança assistiram ao tutorial apresentado pelo instrutor Josemilson Tavares, que teve seus serviços cedidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) por meio de convênio com o TRE-SE.
O facilitador explicou a parte teórica, com conceitos sobre eletricidade, segurança e funcionamento da pistola, e a parte prática, como aplicação e técnicas de disparo. Segundo Josemilson, o grande diferencial desse armamento é o seu caráter não letal.
“Um tiro executado por uma arma desse tipo tem descarga de 6 mil volts. O indivíduo que recebe o disparo fica momentaneamente incapacitado por desfunção dos grupos musculares, o que facilita sua imobilização”, explicou o instrutor.
Segundo informações do chefe da Seção de Transportes e Segurança do TRE-SE, Lafayette Franco Sobral Júnior, foram adquiridas 8 pistolas que serão usadas a partir de abril. “Dez agentes de segurança do Tribunal assistiram ao curso de habilitação para operadores de SPARK. Com o novo armamento haverá um ganho substancial na segurança da instituição e os agentes do TRE-SE auxiliarão, inclusive, no controle de acesso ao Órgão”, pontuou o chefe da segurança.