General da 6ª Região Militar visita TRE-SE
General da 6ª Região Militar visita TRE-SE
Na tarde do dia 28 de novembro de 2017, o presidente do TRE-SE, des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, recebeu em seu gabinete o general de divisão Joarez Alves Pereira Júnior, comandante da 6ª Região Militar – "Região Marechal Cantuária".
O general Joarez esteve acompanhado do coronel Marco Aurélio Kuster de Paula e do Coronel Correia Leão. Na oportunidade, as autoridades trataram de temas relacionados às eleições 2018.
A 6ª Região MIlitar
A história da 6ª Região Militar está fortemente ligada à BAHIA. Estabelecida em sua terra e irmanada com sua gente, lutou pela defesa dos mais autênticos interesses de nossa Pátria, constituindo-se no povo em armas. Em seu rastro de glórias, desde o descobrimento do Brasil encontram-se, indeléveis, fatos ricos em exemplos de valentia, amor à terra, nativismo, ideal de independência e resistência ao jugo estrangeiro, extraídos da participação nas lutas contra os invasores holandeses, do estabelecimento da defesa da costa, através de um singular sistema de fortificações, das participações nas Guerras da Independência, do Paraguai, Canudos e 2ª Guerra Mundial.
Breve currículo do General
Iniciou sua carreira militar em 16 de fevereiro de 1976, ao ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde terminou o curso em 1978 como 1º colocado de sua turma. Graduou-se aspirante-a-oficial de cavalaria em 11 de dezembro de 1982, na Academia Militar das Agulhas Negras, sendo novamente o primeiro colocado geral de sua turma.
Classificado no 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bagé, foi promovido a segundo-tenente em 31 de agosto de 1983 e a primeiro-tenente em 25 de dezembro de 1984. Depois, foi instrutor da AMAN. Atingiu ao posto de capitão em 25 de dezembro de 1988 e em 1991 realizou o curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no qual foi o primeiro colocado de sua turma de cavalaria. Em função disso, recebeu a Medalha Marechal Hermes de prata com duas coroas. Em seguida, exerceu os cargos de Observador Militar da Organização das Nações Unidas na antiga Iugoslávia.
Promovido a major em 31 de agosto de 1995, foi ajudante de ordens do Ministro do Exército e cursou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército no biênio 1997/1998. Permaneceu como instrutor dessa Escola e depois cursou a Escola de Guerra do Exército dos Exército dos Estados Unidos. Ascendeu a tenente-coronel em 25 de dezembro de 2000.
Serviu no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e foi promovido a coronel em 31 de agosto de 2006. Comandou a Escola de Formação Complementar do Exército, em Salvador, nos anos de 2007 e 2008. Depois do Comando, foi Chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar. Em seguida, entre julho de 2009 e julho de 2011, foi adjunto do adido militar nos Estados Unidos da América. Retornando ao Brasil, trabalhou no Gabinete do Comandante do Exército, onde foi subchefe.
Foi promovido a general de brigada em 31 de março de 2012 e sua primeira comissão como oficial-general foi a de Comandante da 3ª Brigada de Cavaria Mecanizada, em Bagé, que assumiu no mês de abril daquele ano. Permaneceu no Comando até 26 de abril de 2014,ocasião em que a Brigada mudou sua subordinação da 6ª Divisão de Exércitopara a 3ª Divisão de Exército, devido ao processo de reestruturação do Comando Militar do Sul. Em 28 de março de 2014, foi nomeado 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília, função que exerceu até agosto de 2016. Foi promovido a General de divisão em 25 de novembro de 2015. Em 1º de agosto de 2016 assumiu o Comando da 6ª Região Militar – "Região Marechal Cantuária", em Salvador.