TRE-SE participa de Encontro de Presidentes e alinha condutas com demais Regionais do país
TRE-SE participa de Encontro de Presidentes e alinha condutas com demais Regionais do país

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) participa do 71º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), que desta vez acontece na Bahia. A comitiva sergipana é formada pelo presidente em exercício do TRE-SE, des. Edson Ulisses de Melo, pelo diretor-geral substituto, Norival Navas Neto, e pelo assessor de comunicação, Ricardo Ribeiro.
O encontro, que começou na última quinta, 05, e termina nesta sexta, 06, conta com a presença dos presidentes de todos os Regionais da Justiça Eleitoral. A reunião aborda variados temas pertinentes ao funcionamento do Judiciário Eleitoral.
Para o des. Edson Ulisses de Melo, eventos como esse são sempre engrandecedores: “Levantamos temas importantes, com os quais lidamos cotidianamente. Compartilhar experiências com os demais presidentes é fundamental para que nosso dever seja cumprido com excelência”, enfatizou o desembargador.
O evento
No primeiro dia de evento, direcionado para os diretores-gerais dos Tribunais, houve um momento de destaque do Regional de Sergipe. O Diretor em exercício, Norival Navas Neto, apresentou as experiências administrativas referentes ao rezoneamento eleitoral, bem como a utilização do Processo Judicial eletrônico e possibilidade de substitui-lo pelo e-Proc. Neto também abordou diretrizes para a contratação de serviços.
Todos os estados brasileiros estiveram representados no evento, que contou ainda com as presenças do governador da Bahia, Rui Costa; do prefeito de Salvador, ACM Neto, além de diversas outras autoridades das esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Nesta sexta (6/10) acontecem as mesas que debaterão diversos temas de interesse da Justiça Eleitoral, tais quais a ICN (Identificação Civil Nacional), a via digital do título de eleitor e questões orçamentárias. No período da tarde o Ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, fará explanação sobre relevantes questões às vésperas do ano eleitoral.
Sabedoria Popular
Durante o intervalo do encontro, o Des. Edson Ulisses fez o lançamento do Livro de sua autoria intitulado "Sabedoria Popular", apresentando-o aos demais presidentes dos TREs. De forma semelhante, no mês de agosto o autor realizou o lançamento durante o 40º Colégio de Corregedores em Rondônia.
Segundo desembargador o livro tem como mérito a pesquisa realizada no seio das comunidades, nas andanças, nas viagens, enfim, na trajetória de vida. "Com receio de que essa cultura popular esmaeça com o passar do tempo, diante da cultura da internet, tive a ousadia de escrever, deixar a cultura perenizada no papel, para que não sofra solução de continuidade. A gente percebe, com pesar, que muita coisa que se falou há algum tempo não serve mais para a comunicação. Tudo isso está traçado nesse livro, que tem na capa a figura da ave mais inteligente da floresta, o João-de-barro”, destacou Edson.