Em dois meses, a quantidade de títulos emitidos pelo app e-Título quase triplica em Sergipe
Por sua praticidade, a segunda-via digital do título de eleitor atraiu, em pouco mais de dois meses, mais de 126 mil eleitores em todo o país
No início de dezembro de 2017, a Justiça Eleitoral colocou à disposição dos brasileiros a versão mais atualizada do app e-Título. Por meio dele, o eleitor dispõe de seus dados eleitorais de forma digital no seusmartphone outablet.
Por sua praticidade, a segunda-via digital do título de eleitor atraiu, em pouco mais de dois meses, mais de 126 mil eleitores em todo o país. Em Sergipe, foram registradas 2.220 emissões de título com o aplicativo até o fechamento dessa matéria. Tal quantitativo representa um acréscimo de 175% no número de usuários se comparado ao mês de dezembro.
Impactos positivos
A Justiça eleitoral comemora a crescente adesão ao aplicativo pela sociedade, já que, com a redução da impressão de documentos, o título digital causa impactos positivos tanto no aspecto ambiental quanto no econômico.
Para o eleitor, o benefício será a facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de danos ao título de eleitor impresso. O tempo de atendimento nos cartórios e no dia da votação será consideravelmente reduzido.
Como funciona
Após baixar o aplicativo nas plataformas digitais Play Store (android) ou Apple Store (iOS), o eleitor deve inserir o número de suainscrição eleitoral, o seu nome, a data de nascimento, o nome da mãe e o do pai.
O documento digital contém a foto do eleitor, informações sobre a situação (se está quite ou não), dados biométricos e o endereço de seu local de votação, contendo, inclusive, um mapa com geolocalização.