29 de novembro: dia do segundo turno das eleições
Apuração célere
Em razão da pandemia do novo coronavírus, o processo de planejamento e execução das atividades relacionadas ao 2º turno das eleições municipais, que ocorreu no dia 29 de novembro de 2020, teve que observar as orientações das autoridades sanitárias, visando a garantir um ambiente de votação adequado para receber milhares de eleitores, que compareceram para exercitar a cidadania.
No Estado de Sergipe, houve segundo turno apenas na capital, Aracaju. O candidato Edvaldo foi reeleito com o percentual de 57,86%, com 150.823 votos e venceu a candidata Delegada Danielle, que atingiu o percentual de 42,14%, com 109.864 votos. A Justiça Eleitoral, mais uma vez, mostrou a sua eficiência: às dezoito horas e vinte minutos do dia 29 de novembro já haviam sido apurados todos votos. O segundo turno das Eleições 2020 ocorreu em plena tranquilidade. Todo o planejamento foi executado com propriedade: mesários, servidores, magistrados, forças policiais atuaram de forma impecável e cumpriram à risca os protocolos de segurança sanitária (correto distanciamento, uso de produtos assépticos e de equipamentos de segurança). A 27ª Zona Eleitoral apurou os votos na sede do TRE-SE; a 2ª Zona apurou os votos no Fórum Des. Aloísio de Abreu Lima; a 1ª Zona apurou os votos no prédio da sede do Ministério Público.
O Dia da Eleição
A sessão plenária do dia 15 de novembro foi aberta às sete horas e encerrada às dezessete horas pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Des. José dos Anjos. Ao encerrar a sessão, o desembargador declarou: “Pelo que foi observado, a eleição transcorre em sua normalidade. Certamente não teremos os problemas do primeiro turno em relação à apuração, que neste ano está sendo totalizada pelo TSE. A pandemia não impediu a realização das eleições nem a continuação das atividades da Justiça Eleitoral, principalmente no que se refere ao atendimento ao cidadão. Parabenizo e agradeço aos juízes eleitorais, aos promotores, aos membros deste colegiado, aos servidores e aos colaboradores do TRE-SE, às Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e às Guardas Civis Municipais. Sinto-me gratificado pelo dever cumprido.”
Atendimentos da Ouvidoria
Nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2020 (segundo turno das Eleições 2020), a Ouvidoria Eleitoral esteve de plantão no horário de 7 às 19 horas para atendimento aos eleitores. Os dois principais canais de contato com o eleitor são o telefone e o WhatsApp. Os eleitores entraram em contato pelo telefone (79) 3209-8777 e pelo WhatsApp (79) 99948-1969. A Ouvidoria também coloca à disposição o e-mail– ouvidoria@tre-se.jus.br.
Central de Libras
O eleitorado sergipano que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, teve à disposição o serviço de intérprete da Central de Libras do TRE-SE para tirar as dúvidas e para se comunicar com os Coordenadores de Acessibilidade em todos os locais de votação. O cidadão pôde entrar em contato com a Central de Libras do TRE-SE realizando uma ligação de vídeo para o número 9-9650-6903 ou 9-9950-4513. Dois intérpretes estiveram à disposição.
Central de Divulgação
Aproximadamente 50 credenciais foram expedidas para que os profissionais da imprensa sergipana pudessem acompanhar a apuração no centro de divulgação montado nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.