Ouvidoria realizou 8.323 atendimentos em 2020
Representou aumento de 96% em relação ao mesmo período de 2016 e de 36% em relação a 2018
O ouvidor regional eleitoral, juiz Edvaldo dos Santos, divulgou o relatório de atividades da Ouvidoria Eleitoral de Sergipe em 2020. Essa unidade registrou (até a produção desta matéria) 8.323 atendimentos em 2020, representando aumento de 96% em relação ao mesmo período de 2016 e de 36% em relação a 2018. O órgão foi criado para estabelecer um canal permanente de comunicação entre o cidadão e o TRE-SE.
O meio de contato mais utilizado pelos eleitores foi o telefone (5.441 atendimentos), seguido pelo WhatsApp (2.411) e por e-mail (333).
Merece destaque o atendimento pelo WhatsApp nº (79) 99948-1969 (atendimento automático 24 horas e por atendente no horário de 7 às 13 horas), que, em apenas cinco meses de serviço, representou 28,96% dos atendimentos de 2020, com 2.411 demandas. No mesmo período (julho a novembro de 2020), foram registrados 2.978 atendimentos por telefone, houve apenas a diferença de 567 atendimentos entre os referidos meios de acesso.
Registrou-se no mês de novembro/2020 – mês das eleições – 2.412 demandas, 1.135 atendimentos foram realizados nos dias de plantão referentes aos 1º e 2º turnos das Eleições 2020.
Central de LIBRAS
Uma das grandes novidades de 2020 foi o serviço de atendimento por videochamada aos eleitores surdos, constituído em parceria entre a Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Governança (COPEG) e a Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CACIN) do TRE-SE. Dois intérpretes de LIBRAS estiveram de plantão nos dias de eleição, contribuindo para ampliar a acessibilidade desses eleitores e facilitando o trabalho dos mesários.
Com a reabertura do cadastro eleitoral, a Ouvidoria já está preparada para atender os cidadãos que desejem requerer ou regularizar o título eleitoral, basta encaminhar mensagem com o número 1 para o WhatsApp (79) 99948- 1969, que automaticamente o interessado receberá as informações necessárias para ser atendidovia internet utilizandoaplicativo Título Net:
Em contato com a Ouvidoria, o cidadão pode tirar dúvidas, reclamar, denunciar, criticar, elogiar e dar sugestões sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral de Sergipe, bem como obter informações, nos termos da Lei de Acesso à Informação.
Em face do recesso do Poder Judiciário, o atendimento estará suspenso no período de 19/12/2020 a 06/01/2021.