Revista PLENARIUM dezembro 2020
Informativo TRE-SE mostra o panorama das Eleições 2020
Editorial
Em razão da pandemia do novo coronavírus , o processo de planejamento e execução d as atividades relacionadas às E leições 2020 teve que observar as orientações das autoridades sanitárias, visando a garantir um ambiente de votação adequado para receber milhares de eleitores , que cumpriram o dever cívico em segurança.
A matéria de capa da edição de dez embro de 2020 do informativo PLENARIUM faz um resumo das principais etapas do processo eleitoral. Recheada de fotografias, a matéria aborda o voto do indígena, a sistemática de auditoria das urnas, o quantitativo de denúncias recebidas pela App Pardal, o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria Regional Eleitoral, a C entral de L ibras e o C entro de D ivulgação das El eições.
A edição de novembro do informativo PLENARIUM é abrilhanta da p ela me nsagem do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) , desembargador José dos Anjo s . Ele agrade c eu a os m ilhares de agentes públicos envolvidos no processo eleitoral de Sergipe. Além de enaltecer o trabalho de juízes, servidores, mesários, entre outros colaboradores, o presidente transmitiu energia e espera nça (em relação à pandemia) e desejou a todos boas festas.
Uma matéria especia l mostra um pouco do trabalho do médico e fotógrafo José Augusto Soares Barreto Filho ( Guto ). Trata-se de um documentário em fotografia, projeto iniciado em março de 2020 (começo da pandemia no Brasil). O médico revela, por meio dos registros fotográficos, os bastidores do combate à pandemia. O documentarista acompanhou o segundo turno das eleições em Aracaju, com o objetivo de mostrar os cuidados adotados pela Justiça Eleitoral no sentido de promover eleições com observância de todos os protocolos de segurança sanitária.
Outra matéria de destaque versa sobre a honraria conferida a três juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) e ao procurador regional eleitoral. As autoridades foram agraciadas com a Medalha do Mérito Eleitoral, no grau Comendador.
A coluna Memória Eleitoral traça um recorte histórico sobre a evolução das urnas até o advento da urna eletrônica em 1996. A retrospectiva da história do receptáculo de votos inicia com o c ofre de pelouros (no Brasil colônia), passa pelo detalhamento da construção da urna em madeira (1822-1889), da urna de ferro (década de 40) e da urna em lona ou náilon marrom (1974).
Clique no próximo link e acesse o conteúdo: Revista PLENARIUM .
Que você tenha agradável leitura!
Equipe ASCOM.