15 de novembro: Dia das Eleições
Um panorama geral do 1º turno
Em razão da pandemia do novo coronavírus, o processo de planejamento e execução das atividades relacionadas às eleições municipais teve que observar as orientações das autoridades sanitárias, visando a garantir um ambiente de votação adequado para receber milhares de eleitores.
É necessário lembrar que esse contexto também impôs restrições referentes ao trabalho da Justiça Eleitoral: boa parte dos servidores do TRE-SE teve de laborar remotamente e, na reta final de preparação da eleição, com o retorno às atividades presenciais, um rigoroso protocolo foi executado para resguardar a saúde dos servidores e magistrados.
Conforme a determinação do Tribunal Superior Eleitoral, com anuência dos Poderes Legislativos, datas foram alteradas: o 1º turno das eleições aconteceu dia 15, e segundo turno está marcado para o dia 29 de novembro.
O primeiro turno das Eleições 2020 ocorreu sem maiores intercorrências. Todo o planejamento foi executado com propriedade: o treinamento de mesários e de servidores; o registro de candidatura (sistemas Divulga/Cand/Contas e Pje); a logística administrativa e de segurança contribuíram para o bom resultado.
RESULTADOS
Para consultar o resultado da votação nos municípios de Sergipe, basta acessar o link: https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/divulga-desktop;e=426;uf=se;zonaBU=16;secaoBU=130;municipioBU=31372
Para obter o resultado por Seção Eleitoral, selecione a opção Boletim de Urnas como tipo de consulta.
O DIA DA ELEIÇÃO
A sessão plenária do dia 15 de novembro foi aberta às sete horas e encerradas às dezessete horas pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Des. José dos Anjos. Ao encerrar a sessão, o desembargador declarou: “Pelo que foi observado no transcorrer deste dia, a missão está sendo cumprida com louvor. Tivemos que refazer planejamento e tomar sérias medidas de segurança sanitária. A pandemia não impediu a realização das eleições nem a continuação das atividades da Justiça Eleitoral, principalmente, no que se refere ao atendimento ao cidadão. Parabenizo e agradeço aos juízes eleitorais, aos promotores, aos membros deste colegiado, aos servidores e aos colaboradores do TRE-SE, às Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e às Guardas Civis Municipais. Sinto-me gratificado pelo dever cumprido.”
Abstenção
O Estado de Sergipe foi o sétimo, entre todas as unidades federativas, como o menor índice de abstenção. Enquanto a média nacional de abstenção foi de 23,14%, em Sergipe apenas 18,58% dos eleitores não compareceram às urnas. As maiores abstenções foram registradas em São Paulo (27,30%), Rondônia (27,81%) e Rio de Janeiro (28,08%).
Auditoria da urnas
Em Sergipe, foram auditadas 6 urnas eletrônicas. Em todas as auditorias realizadas no domingo de eleição, restou demonstrada a confiabilidade das urnas. Os sistemas checados corresponderam ao batimento das chaves de segurança e os boletins de urna das urnas testadas corresponderam aos votos inseridos nas mesmas.
Para saber mais sobre o processo de auditoria leia a matéria constante do link: https://www.tre-se.jus.br/comunicacao/noticias/2020/Novembro/sorteio-das-urnas-que-serao-auditadas-ocorre-sabado-14
Ocorrências de urna
O TRE-SE dispunha de 1.281 urnas reservas (de contingência), porém apenas 97 equipamentos precisaram ser substituídos. Outros problemas de menor importância detectados nas máquinas de votação (ajuste de data e hora, troca do papel da bobina, troca de tomada) foram solucionados de imediato pelos técnicos de urna. Os locais que registraram o maior número de ocorrências foram Aracaju (68); Nossa Senhora do Socorro (18); Lagarto (11); Estância (8); São Cristóvão (7) e São Domingo (5).
Aplicativo Padal
Já consolidado como uma ferramenta de controle social nas eleições, o aplicativo Pardal registrou 1.041 denúncias apenas em Sergipe. Os municípios com a maior incidência de queixas foram: Aracaju (128); Nossa Senhora do Socorro (80); Itabaiana (67); Indiaroba (64); Lagarto (41); Moita Bonita (41); Siriri (39); Estância (36); Salgado (32); Umbaúba (32);Barra dos Coqueiros (30); Pacatuba (29); São Cristóvão (27); Monte Alegre de Sergipe (21); Carira (18); Malhador (18);Nossa Senhora de Lourdes (17); Tobias Barreto (15); Frei Paulo (14); Itaporanga D’Ajuda (13); Laranjeiras (13); São Domingos (12); Propriá (11); Poço Verde (11); Capela (10); Japaratuba (10).
Atendimentos da Ouvidoria
Nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2020 (1º Turno das Eleições 2020), a Ouvidoria Eleitoral esteve de plantão no horário de 7 às 19 horas para atendimento aos eleitores. Foram registrados 993 atendimentos durante os três dias de plantão, sendo 204 na sexta-feira, 190 na véspera do pleito, e 599 no domingo de eleição. Os dois principais canais de contato com o eleitor foram o telefone (566) e o WhasApp (414)
Os eleitores entraram em contato pelo telefone (79) 3209-8777 e pelo Whatsapp (79) 99948-1969. A Ouvidoria também coloca à disposição o e-mail– ouvidoria@tre-se.jus.br.
Central de Libras
O eleitorado sergipano que se comunica através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS teve à disposição o serviço de intérprete da Central de Libras do TRE-SE para tirar as dúvidas e para se comunicar com Coordenadores de Acessibilidade em todos os locais de votação.
No dia da eleição, o cidadão pôde entrar em contato com a Central de Libras do TRE-SE realizando uma ligação de vídeo para o número 79-9-9650-6903ou 79-9-9950-4513, podendo assim sanar dúvidas relacionadas a locais de votação, procedimentos de prioridade, número da seção eleitoral, dentre outras. Dois intérpretes estiveram à disposição.
Central de Divulgação
Aproximadamente 50 credenciais foram expedidas para que os profissionais da imprensa sergipana pudessem acompanhar a apuração no centro de divulgação montado nas dependências da Justiça Eleitoral.