Central de Libras Funcionará no dia das Eleições
A iniciativa é pioneira no Brasil e foi idealizada no TRE-SE
No dia 15 de novembro, data das Eleições 2020, o eleitorado sergipano que se comunica através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS terá à disposição o serviço de intérprete da Central de Libras do TRE-SE para tirar as dúvidas e para se comunicar com Coordenadores de Acessibilidade em todos os locais de votação.
O serviço foi idealizado pelo TRE-SE e, primeira vez, será disponibilizado nas eleições no Brasil. O secretário da Comissão de Acessibilidade, Marcelo Gerard, divulgou essa iniciativa no Grupo Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral e compartilhou a documentação referente à contratação de intérpretes. O projeto teve ótima receptividade: outros TREs também adotarão a ideia já nestas eleições.
Não apenas o serviço da Central de Libras estará disponível, mas também os Coordenadores de Acessibilidade estarão presentes em todos os locais de votação do Estado para auxiliar as pessoas com deficiência. A criação dos Coordenadores de Acessibilidade também é iniciativa do TRE-SE, que os utiliza desde 2008 na 27ª ZE. Para as Eleições 2020, o TSE indica que todos TREs disponibilizem Coordenador de Acessibilidade, reconhecendo assim a importância de disponibilizar esse tipo de atendimento
Como funciona o serviço
No dia da eleição, o cidadão poderá entrar em contato com a Central de Libras do TRE-SE realizando uma ligação de vídeo para 79-9-9650-6903ou 79-9-9950-4513, podendo assim sanar dúvidas relacionadas a locais de votação, procedimentos de prioridade, número da seção eleitoral dentre outras.
Outra forma de utilizar o serviço é realizando uma ligação de vídeo do local de votação, na companhia do Coordenador de Acessibilidade, para que possa se comunicar com eficiência com este colaborador da Justiça Eleitoral, havendo assim a interpretação simultânea da conversa.