Comissão de Respeito à Diversidade e Enfrentamento à Vulnerabilidade
Assista à entrevista concedida pela Dra. Alice Pagan falando sobre transgenerização
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), em observância à Resolução CNJ 270/201 (que dispõe sobre o nome social de pessoas transgênero), instituiu e designou, por meio das Portarias TRE-SE 933 e 934/2019, a Comissão de Respeito à Diversidade e Enfrentamento à Vulnerabilidade (CRDEV), presidida pelo juiz eleitoral Haroldo Luiz Rigo da Silva.
O presidente do TRE-SE, desembargador José dos Anjos, afirmou que “que as instituições devem estar em consonância com todas as ações e instrumentos que aperfeiçoem o convívio. O respeito ao próximo é um dos pilares de qualquer sociedade e é papel do Estado contribuir para inclusão e proteção dos mais vulneráveis.”
A referida comissão definiu o tema de trabalho em 2020: Respeito à identificação de gênero e à orientação sexual. Dando continuidade ao trabalho iniciado com a publicação da Resolução TRE-SE 11/2020, a Comissão entrevistou a professoraDra. Alice Alexandre Pagan, com participação da psicóloga Bruna Santana Oliveira. O entrevistador foi o servidor do TRE-SE Hermano de Oliveira Santos, oficial de gabinete da Diretoria-Geral e secretário da comissão.
A professora Alice relatou sua experiência de transgenerização, bem como o processo de alteração de nome contido nosdocumentos pessoais. Comentou, ainda, sobre violência de gênero, violência sexual e participação política de pessoas da comunidade LGBTQIA+.
A entrevista completa está disponível no canal do TRE-SE no YouTube e nas outras redes sociais.
No TRE-SE nós #RESPEITAMOSDIVERSIDADE.
Outras informações sobre a comissão estão disponíveis em: https://www.tre-se.jus.br/o-tre/governanca/comites-e-comissoes/comissao-de-respeito-a-diversidade-e-enfrentamento-da-vulnerabilidade-crdev