17 de maio: Dia Internacional da Reciclagem
No TRE-SE, a Coleta Seletiva Solidária completa 3 anos
Em 17 de maio, comemora- se o Dia Internacional da Reciclagem . Para enfatizar a data, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) rememora o Projeto Coleta Seletiva Solidária , iniciado em 2018, com a formalização dos Termos de Compromisso com as c ooperativas CARE e Reviravolta.
O projeto Coleta Seletiva Solidária do TRE-SE é uma iniciativa contemplada no Plano de Logística Sustentável, que prevê o recolhimento dos resíduos produzidos na sede do Tribunal e nos Cartórios, bem como dos resíduos domiciliares, que são trazidos pelos servidores. Feita a coleta, o material é destinado às cooperativas de catadores, colaborando com o trabalho e o sustento das famílias envolvidas.
Os resíduos institucionais, no geral, são coletados pela cooperativa CARE. Papel, papelão, plástico, metal e vidro correspondem aos maiores volumes de materiais separados para reciclagem. Também são separados suprimentos de impressão, pilhas, baterias e lâmpadas: todos encaminhados pelo TRE-SE a coletores específicos situados no Supermercado Atacadão e no Shopping Jardins.
Os resíduos de material odonto- médico produzidos pelo setor de saúde do TRE-SE são recolhidos pela empresa TORRE junto à C oordenadoria de Assistência à Saúde e Benefícios (COASA) . Em todas as unidades do edifício (s ede do Tribunal ) , são disponibilizados coletores verdes para acondicionamento dos papéis inutilizados destinados à reciclagem.
Os Cartórios Eleitorais também participam. Os materiais recicláveis separados pela Zonas Eleitorais são recolhidos pela Seção de Segurança e Transportes, juntados a os resíduos da sede. Todos são separados e pesados mensalmente na Seção de Gestão de Almoxarifado pelo servidor terceirizado Márcio Matias Souza de Oliveira . Depois, são encaminhados às c ooperativas.
Além dos resíduos institucionais, também são coletados resíduos domiciliares/pessoais trazidos pelos servidores. Esses resíduos são depositados nos coletores laranjas, que estão espalhados em pontos estratégicos do Tribunal: copas, corredores e áreas externas, e são destinados à cooperativa Reviravolta.
A presidente do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA) do TRE-SE, Caroline Valeriano Damascena , destaca a importância de não comprometer a coleta seletiva misturando os resíduos recicláveis com restos alimentares, guardanapos sujos e copos descartáveis utilizados etc.
Clique no link a seguir para visualizar a tabela que detalha por ano, tipo de material e peso total (em Kg) destinado à reciclagem ao longo dos anos de 2018, 2019 e 2020. TABELA DE DESTINAÇÃO DE MATERIAIS .