Carmem Souza, 1ª ZE, apresenta-se no 2º Fórum Nacional de Chefes de Cartório
O evento ocorre de 9 a 11 de novembro de 2021 pela plataforma Zoom
Ontem (9), Maria Carmem Souza Santos, chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral (Aracaju), apresentou-se no 2º Fórum Nacional de Chefes de Cartório. Ela expôs a prática referente à convocação e ao cadastramento de mesário executada quando estava atuando como chefe de cartório na 21ª ZE (São Cristóvão).
Em formato on-line, pela plataforma Zoom, o evento reúne servidores e servidoras das zonas eleitorais de todo o país e é aberto aos demais colaboradores da Justiça Eleitoral, independentemente da unidade de lotação. Foi promovido pelo TSE e pelo GT de Mesários com a mediação de Juan Ocampo (TRE-SP).
Antes de discorrer sobre a referida atividade, Carmem proferiu a descrição de sua aparência física e de suas vestimentas e comentou sobre o orgulho de fazer parte do TRE-SE. E disse: “Qual foi a ideia: conseguir que cidadãos e cidadãs residentes nos próprios povoados atuassem como mesários(as), para melhorar o ganho de tempo e a fluências dos serviços nas eleições. Qual foi a motivação: dos 17 povoados da circunscrição (21ª ZE), 9 não tinham mesários moradores dessas localidades. A resolução: ir a esses povoados, mostrar a importância e as vantagens do trabalho de mesário. Então, fez-se um trabalho com carro de som, cartazes e boas conversas. O resultado foi 100% de êxito, todos os povoados de São Cristóvão ficaram com mesários da própria localidade”.
Carmem agradeceu pela oportunidade de compartilhar boas práticas entre servidores(as) de todas as regiões do país. Lembrando o título do painel: Seleção e cadastramento: campanha mesário voluntário. A servidora sergipana foi uma das 12 selecionadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, entre as 42 inscrições. Ela finalizou dizendo: “Fiquei muito contente e me senti honrada em representar o TRE-SE. Espero que, nos próximos eventos, tenhamos mais colegas das zonas eleitorais de Sergipe compartilhando práticas, porque servirão de luz para solucionar problemas semelhantes que ocorrem no dia a dia dos nossos trabalhos.”