Colégio de Presidentes dos TREs realiza a 5ª Assembleia Geral Virtual
Magistrados foram homenageados em reconhecimento por ações que fortaleceram a democracia
A 5ª Assembleia Geral Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizada na tarde desta quarta-feira (17), contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto.
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outras pessoas que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral foram homenageados. Outorgaram-se as Medalhas Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto e Ministro Carlos Mário Velloso. As comendas representam honrarias concedidas a personalidades, magistrados, servidores e entidades pelo Coptrel. Desta vez, as medalhas aludem aos 25 anos da urna eletrônica.
Os contemplados: o ex-presidente do TSE Carlos Mário Velloso, que nomeia uma das condecorações; o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do STJ, ministro Humberto Martins; e os ministros da Corte Eleitoral Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Também foram homenageados ex-presidente do TRE-TO, Eurípedes do Carmo Lamounier, e a ex-presidente do TRE-ACRE Denise Castelo Bonfim.
Homenagens
O presidente do Coptrel e do TRE de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, afirmou que a medalha é outorgada pela importância do homenageado e as atitudes do agente no cumprimento do dever democrático, principalmente, em tempos de pandemia, em que a Justiça Eleitoral teve de reinventar-se. “Os homenageados merecem pelo que fizeram e fazem pela Justiça Eleitoral. Demonstram diariamente o compromisso cívico e profissional”, disse.
Reunião
Na 5ª Assembleia Geral Virtual do COPTREL foram apresentadas aos presidentes dos TRE as Cartas Consolidadas no 2º Encontro das Regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. As propostas tencionam a melhoria administrativa das Cortes Regionais e das ferramentas que auxiliam em relaçãoàatuação dos sistemas eletrônicos eleitorais.
Na reunião, houve a despedida do desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto, que deixará Presidência do TRE-RJ, e do desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, que conclui o biênio no TRE-SP.
O Coptrel foi fundado em 16 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis (SC). É composto pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais brasileiros. O Colegiado é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional. O objetivo é discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia.