Em evento realizado no TRE-SE, Hemose comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue
O Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose integra a rede do serviço de saúde da Secretaria de Estado de Saúde – SES
No dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em alusão à data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose organizou um evento para homenagear autoridades e personalidades que contribuíram, de alguma forma, para que os estoques de sangue da instituição mantivessem o nível mínimo para continuar atendendo à população de Sergipe. O evento foi realizado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
A presidente da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Luciana Cândida Déda Chagas de Melo, proferiu o discurso de abertura enaltecendo o doador voluntário de sangue. Luciana afirmou que a autoridade máxima do Hemose é o doador. “Hoje celebramos aqueles que doam um pouco de si aos outros. Gosto de ressaltar, em todas as oportunidades que tenho de me pronunciar em público, que uma doação pode salvar até 4 vidas. Doar sangue é um ato contínuo de amor”, disse Luciana.
Entre as autoridades homenageadas, figurou o presidente do TRE-SE, Des. Roberto Porto, representado, na oportunidade, pela Dra. Fernanda Barros Carvalho Santana, médica do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Parceiro de longa data do Hemose, o TRE-SE, além de colaborar cedendo o plenário para que a Hemose realize os eventos, já abriu as portas para que a equipe do Centro de Hemoterapia realizasse a coleta de sangue dos servidores da casa.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Des. Edson Ulisses de Melo, também foi um dos agraciados. O TJSE atua em parceria com o Hemose, inclusive disponibilizando os fóruns espalhados pelo Estado como local de coleta itinerante.
A Polícia Militar e os grupos fidelizados de doação foram lembrados. A presidente da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Luciana Cândida, destacou que, sem o auxílio dos policiais militares e dos grupos fidelizados, os estoques se teriam esgotado durante a pandemia.
Compuseram a mesa de honra da solenidade as seguintes autoridades: Eliane Aquino (vice-governadora do Estado de Sergipe); Des. Edson Ulisses (presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe); Dra. Fernanda Santana (representando o presidente do TRE-SE, Des. Roberto Porto); Luciana Déda de Melo (diretora-geral da fundação de saúde Parreiras Horta); Mécia Feitosa de Souza (secretária de estado da Saúde); Luciano Bispo (presidente da Assembleia Legislativa, representado por sua esposa Roseli Bispo); Guilherme Maia (diretor administrativo e financeiro da Fundação Parreiras Horta); Tiago Dória (diretor operacional da Fundação Parreira Zorta); Erivaldo Barreto (superintendente do Hemose).
Sobre o Hemose
O Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose integra a rede do serviço de saúde da Secretaria de Estado de Saúde – SES. Implantado em 14 de novembro de 1980, o Hemose realiza o serviço de coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes sob rigorosos cuidados, que vai desde a seleção dos doadores, os ensaios sorológicos, imunohematológicos, conservação, até a utilização do produto em transfusões e procedimentos hemoterápicos.
A equipe da Hemose é composta por médicos (hematologistas e clínicos), biomédicos, biólogos, bioquímicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de laboratório, odontólogos, além de profissionais de apoio.