Aproximadamente 200 autoridades policiais se reuniram durante apresentação do plano de segurança das eleições
A apresentação ocorreu nesta sexta-feira (26), na sede do TRE-SE
A apresentação do planejamento estratégico de segurança para as Eleições 2022 aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26, no plenário Fernando Ribeiro Franco, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Autoridades de diversos órgãos de segurança pública estiveram presentes para compartilhar entre si informações relevantes para garantir a segurança do pleito que se avizinha. O encontro contou com a participação de juízes e juízas eleitorais, bem como de representantes do Ministério Público e chefes de Cartório.
O presidente do TRE-SE, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, abriu o encontro ressaltando sua confiança na atividade e atuação de todos os servidores da Justiça Eleitoral e enaltecendo a parceria dos agentes de segurança pública: “Nosso TRE não faz a eleição sozinho, precisa do apoio incondicional das forças de segurança do estado: Polícia Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guardas municipais, além dasForças Armadas. A desembargadora Elvira Maria de Almeida Silvafez uso da palavra para enaltecer o trabalho dos agentes de segurança no tocante à atuação na Eleição e informou que a corregedoria estará a disposição de todos para orientar e colaborar no que for necessário.
As autoridades policiais acompanharam a explanação detalhada do plano de segurança. O coordenador de planejamento, estratégia e governança, Marcelo Gerard, apresentou dados sobre locais de votação, montante de colaboradores a serviço da Justiça Eleitoral, eleitorado e pontos focais de atuação dos agentes de segurança pública.
A Polícia Federal foi o primeiro órgão de segurança a apresentar seu planejamento. O delegado Frederico Rosademonstrou às demais instituições de segurança o plano que a PF traçou para executar durante o pleito.O comandante da Polícia Militar,Eliziel Alves, ressaltou que a PM fará o possível para apoiar a missão da Justiça Eleitoral de promover um pleito pacífico, com a garantia do voto livrede qualquer tipo de coação. O comandante especificou como será a distribuição quantitativa dos agentes de polícia em todas as zonas eleitorais e locais de votação.
O Ten-Cel Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, prosseguiu a apresentação informando a área de atuação, a distribuição de efetivos, o cronograma de eventos e o acompanhamento dos militares em campo. Oliveira declarou que o objetivo da instituição é realizar a prevenção de sinistros e atender a possíveis maus súbitos que venham a acontecer.
Na sequência, o delegado de Polícia Civil Jonathas Evangelista, apresentou o quadro geral de distribuição de efetivos da corporação, explicou aos representantes das outras forças de segurança como se dará a atuação da Polícia Civil no dia do pleito, a distribuição de agentes e o funcionamento das delegacias. O delegado evidenciou que o planejamento também se estenderá a um possível segundo turno. O tenente-coronel Gilberto Melo, da polícia militar,finalizou a reuniãodiscutindo a parceria entre as zonas eleitorais e a PM na questão referente ao transporte dos agentes. Ao final da reunião o Ten. Coronel Melo solicitou que cada um dos comandantes das regiões se apresentassem aos juízes eleitorais da respectiva Zona.