Desa. Elvira Maria e juiz Marcelo Campos tomam posse no TRE-SE
Os empossados prestaram, de forma conjunta, o juramento de desempenhar, bem e fielmente, os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as Leis

Na tarde desta terça-feira (1º), tomaram posse como membros titulares do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva e o juiz de direito Marcelo Augusto Costa Campos. A solenidade aconteceu no Plenário do Tribunal durante a sessão plenária.
Seguindo o ordenamento constitucional, ambos os empossados foram indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). A desembargadora Elvira Almeida foi indicada pelo TJSE, no dia 24 de novembro de 2021. A escolha do juiz Marcelo Campos, também assinalada pelo TJSE, se deu no dia 10 de novembro de 2021.
O presidente do TRE-SE, Des. Roberto Eugênio da Fonseca Porto, designou os juízes membros do TRE-SE Gilton Batista Brito e Marcos de Oliveira Pintopara conduzirem os empossados até o plenário.
Roberto Porto convidou os empossandos a prestarem, de forma conjunta, o juramento nos seguintes termos. “Prometo desempenhar, bem e fielmente, os deveres do meu cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as Leis”. Ato contínuo, a Desa. Elvira e o juiz Marcelo assinaram o termo de posse na presença dos demais integrantes do colegiado, servidores, autoridades, parentes e amigos que prestigiavam a solenidade.
A desembargadora Elvira Almeida, além de exercer a judicatura como membro efetiva do Tribunal, também exercerá os cargos de vice-presidente e corregedora regional eleitoral. O juiz Marcelo Campos foi indicado para exercer o cargo de Ouvidor Regional Eleitoral.
O desembargador Roberto Portosaudou os novos membros titulares do colegiado, os quais passarão a ocupar, nos próximos dois anos, cadeira na classe de desembargadora e de juiz de direito. O presidente do Tribunal fez a leitura do currículo resumido dos empossados e destacou o fato de a desembargadora Elvira já ter sido servidora do TRE-SE e ter exercido o cargo de juíza eleitoral.
“Tenho o privilégio de empossar dois colegas queridos e preparados. Desejo um profícuo trabalho para ambos. Bem-vindos e boa sorte no exercício das funções”, disse o presidente Roberto Porto. Os demais integrantes do Tribunal e o procurador regional eleitoral também fizeram o uso da palavra para recepcionar os novos integrantes do colegiado.
Em seu discurso de posse, a desembargadora Elvira Mariaafirmou que “não há uma fórmula própria para externar os sentimentos que afloram em momentos como este: a alegria pela realização pessoal e profissional de passar a integrar o TRE-SE. Passo a ocupar a vaga aberta em decorrência do término do mandato da Desa. Iolanda Santos Guimarães a quem rendo minhas homenagens pelo brilhante trabalho desempenhado neste Regional”.
A nova vice-presidente e corregedora lembrou que o TRE-SE é a casa da democracia,da garantia de obediência ao processo eleitoral e do cumprimento das regras que garantem eleições limpas e transparentes. “As eleições que se aproximam trarãonovos e inúmeros desafios. Temas como a participação das mulheres no processo eleitoral, destacando-se as cotas de gênero para o registro de candidatura, a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas e a desinformação estão na pauta diária dos acontecimentos de todo o país. Vamos trabalhar para manter o histórico de exceleência dos serviços prestados por esta Corte de Justiça”, disse a Desa. Elvira Maria. Finalizou seu discurso agradecendo aos membros do TJSE pela escolha do seu nome e a acolhida de magistrados e servidores do TRE-SE.
O juiz Marcelo Campos iniciou seu discurso agradecendo a receptividade dos demais membros. “O primeiro dos deveres que desejo, desde logo, me desincumbir é o da gratidão: gratidão a Deus pelo dom da vida. Gratidão ao TJSE que, ao ter sufragado meu nome em meio a outros colegas dotados de elevado quilate moral e intelectual, me deram a chance de ocupar uma das duas cadeiras reservadas aos juízes de direito neste colegiado. Encaro tal distinção como um gesto de reconhecimento as mais de duas décadas de serviços prestados à sociedade sergipana no ofício judicante e aos quase 30 anos de serviço público”, disse o juiz.
“Chego ao Tribunal com o mesmo entusiasmo e o mesmo desejo de colaborar e servir de quando, no auge dos meus 18 anos, procurei o cartório da 27ª ZE de Aracaju para me voluntariar como escrutinador de votos. Vem daí, de longa data, o início do meu vínculo efetivo e afetivo com a Justiça Eleitoral. Não tenho dúvida que o alto conceito social que a Justiça Eleitoral desfruta é em larga medida reflexo da excelência dos recursos humanos que possui. Firmo o compromisso público com os nobres integrantes desta corte em dedicar o melhor de minha capacidade intelectual e de trabalho para contribuir com o cumprimento da missão constitucional desta justiça especializada” afirmou o magistrado Marcelo Campos, finalizando seu discurso.
Para acompanhar a íntegra dos discursos proferidos pela Desa. Elvira Maria e pelo juiz Marcelo Campos, basta clicar no link a seguir para acessar o canal do TRE-SE no YouTube. Página do TRE-SE no YouTube.