TRE-SE promove reunião com foco na Acessibilidade nas Eleições
A conversa ocorreu nesta terça (5) e contou com a presença de membros do CES/SE
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), na manhã de terça-feira (5), recebeu membros do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) para discutir a logística referente à acessibilidade nas Eleições de 2022.
A reunião objetivou traçar caminhos e definir estratégias e ações que promovam a garantia de acessibilidade a pessoas com deficiência (PcDs) nas eleições. Abordou-se a questão do transporte para o local de votação, como também a disponibilização de ônibus acessíveis às PcDs. Além disso, discutiu-se o incentivoà participação de pessoa com deficiência atuando como mesária(a) ou como coordenador(a) de acessibilidade.
O TRE-SE conta com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CACIN), que gera políticas de acesso e receptividade no órgão e, consequentemente, nos processos eleitorais. Como exemplo, a preparação da estrutura predial do TRE-SE e a iniciativa pioneira da Coordenação de Acessibilidade nos locais de votação. O trabalho da comissão funciona em conjunto com o Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA), que também executa políticas nesse sentido.
A reunião foi presidida pelo coordenador de planejamento, estratégia e governança do TRE-SE, Marcelo Gerard. Entre os presentes: Antônio Luiz dos Santos, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe e coordenador de comunicação da mesa diretora do CES/SE; Gleydiomar Góis, jornalista do CES/SE; e o servidor do TRE-SE Marcelo Barreto, chefe da Seção de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (SEGEP).
Antônio Luiz parabenizou o TRE-SE pelos serviços prestados: “O TRE-SE tem evoluído muito na questão da acessibilidade. Nós enfrentamos muitas barreiras. É preciso combatê-las em busca de garantir o pleno exercício da cidadania”, disse Antônio.
Audiodescrição: a imagem é uma fotografia de uma reunião em um escritório. À frente da mesa, uma mulher e dois homens conversam com um terceiro homem, localizado atrás dela. As três primeiras pessoas encontram-se sentadas em cadeiras acolchoadas na cor vermelha; e a quarta pessoa está em uma poltrona marrom. Na mesa, estão alguns papéis, um mouse, um teclado e dois computadores.