TRE-SE realiza seminário para jornalistas
O evento teve o objetivo de esclarecer aspectos do processo eleitoral para os profissionais de comunicação sergipanos
No dia 20 de junho, ocorreu o seminário Por dentro das eleições no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). O evento foi voltado aos jornalistas sergipanos que atuarão na cobertura do processo eleitoral, de forma a sanar dúvidas e questionamentos acerca do tema.
O assessor de imprensa e comunicação social do TRE-SE, Ricardo Augusto Ferreira Ribeiro, realizou a abertura do encontro. “A Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral, pensando nos colegas da imprensa, formatou o seminário para que, diante das eleições que se aproximam, tomem conhecimento das principais normas referentes às eleições 2022”, pontuou.
Dr. Leonardo Cervino Martinelli, procurador regional eleitoral em Sergipe, iniciou o seminário tratando de propaganda eleitoral, modalidades de propaganda paga, vedações e alterações trazidas pela Lei n. 14.211/2021, entre outros temas. Ele também abordou o art. 9º da resolução TSEn. 23.610, que diz respeito à desinformação. “Essa nova resolução cria uma presunção de conhecimento pelo candidato da veracidade de toda e qualquer informação veiculada em seu nome por quem quer que seja […]”, elucidou o procurador.
José Carvalho Peixoto, secretário de tecnologia da informação do TRE-SE, realizou a segunda apresentação. Peixoto explicou o funcionamento das auditorias previstas na legislação eleitoral e demonstrou o fluxo dos eventos de preparação/realização das eleições. “Quanto aos procedimentosem relação à auditoria da urna eletrônica, a resolução trouxe uma ampliação significativa no quantitativo de seções eleitorais que serão auditadas”, assinalou o secretário.
Marcelo Gerard Almeida de Andrade, coordenador de planejamento, estratégia e governança do TRE-SE, finalizou o seminário com o tema Estrutura Logística da Eleição em Sergipe. Gerard apresentou o plano de segurança e as principais etapas de preparação da eleição e alguns dados objetivos, como o número de mesários, de locais de votação e do eleitorado. Ele também alertoua imprensa acerca dos prazos constantesdo calendário eleitoral. “Em 30 de junho, nós temos uma data importante, que é a data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato(a)”, advertiu.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE-SE no YouTube oficial do TRE-SE e continua disponível.
Audiodescrição: a imagem é uma fotografia do plenário do TRE-SE. Em primeiro plano, há algumas fileiras de cadeiras de auditório. Há 5 pessoas sentadas em cadeiras alternadas. Em segundo plano, no palco, um homem de cabelo preto e terno preto está em pé com um microfone na mão esquerda. Atrás dele, 3 pessoas estão sentadas nas cadeiras da bancada do plenário.