Ações de acessibilidade do TRE-SE ganham destaque nacional
O TRE-SE apresentou as atividades realizadas pelos Coordenadores de Acessibilidade
Nos dias 17 e 18 de novembro, o coordenador de planejamento, estratégia e governança do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Marcelo Gerard, participou, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da reunião entre as Coordenadorias e Assessorias de Planejamento dos TREs. Marcelo também é secretário da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-SE (CACIN).
O Grupo Nacional de Governança da Justiça Eleitoral convidou o TRE-SE para apresentar as atividades relacionadas aos Coordenadores de Acessibilidade dos locais de votação. O cargo de Coordenador de Acessibilidade foi utilizado pela primeira vez na 27ª Zona de Aracaju, em 2008, e foi idealizado por Gerard, quando exercia a função de chefe de cartório.
Outros TREs aderiram à proposta do TRE-SE e passaram a designar uma pessoa para coordenar a acessibilidade dos locais de votação. Com a apresentação formal, o TSE, que já recomenda a utilização dos coordenadores, poderá incluir, a pedido do Grupo Nacional, a função nos documentos e no planejamento das eleições. A função de coordenador de acessibilidade já está inclusa no Sistema ELO, que controla o cadastro eleitoral e a convocação dos mesários.
O Coordenador de Acessibilidade recepciona e orienta pessoas com deficiência nos locais de votação, eliminando possíveis barreiras físicas e permitindo o acesso rápido às seções eleitorais. Além disso, também esclarece as eleitoras e eleitores sobre as funcionalidades de acessibilidade disponíveis na urna eletrônica, como alfabeto em braile, fone de ouvido e intérprete de libras na tela do dispositivo.
Além da inovação dos Coordenadores de Acessibilidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe também foi responsável pelo desenvolvimento da Central de Libras, que atende eleitoras e eleitores com deficiência auditiva por meio da linguagem de sinais. Em razão do destaque do serviço, os representantes de acessibilidade do Tribunal Superior Eleitoral estudam a implementação da Central de Libras Nacional.
Audiodescrição: a fotografia apresenta uma sala de reuniões. Quase ao centro, um pouco mais a esquerda, um Datashow projeta um slide na parede de fundo da sala. A maioria do público está sentado e observa o homem em pé, ao lado do slide, apresentar.