Alunas(os) do Atheneu preencheram cédulas do Teste de Integridade
Participaram estudantes do 2º e do 3º ano do ensino médio de dezesseis (16) turmas
Participaram estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio de dezesseis (16) diferentes turmas
Na manhã desta terça-feira (11), alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense foram contemplados com a palestra sobre o Teste de Integridade das Urnas e preencheram cédulas que serão utilizadas nesse teste. Servidoras e servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) proferiram palestra referente ao tema e em seguida colocaram-se à disposição para responder a todos os questionamentos levantados pelas alunas e alunos, que, por sua vez, interagiram bastante e pediram muitos esclarecimentos sobre o processo de auditoria da votação eletrônica.
Além da palestra, alunas e alunos preencheram cédulas de votação para o Teste de Integridade. Participaram estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio de dezesseis (16) diferentes turmas. Após as explicações sobre o Teste de Integridade, as(os) estudantes foram orientadas(os) sobre o preenchimento das cédulas. Cerca de três mil cédulas foram preenchidas.
O TRE-SE convida os partidos políticos, entidades fiscalizadoras e instituições observadoras para, no dia 17 de outubro, preencherem as cédulas que serão utilizadas no Teste de Integridade 2022, no dia do segundo turno das eleições, 30 de outubro.
As cédulas preenchidas por alunas e alunos serão utilizadas de forma subsidiária após a cerimônia pública de preenchimento de cédulas, que acontecerá no dia 17 de outubro, às 13h no Plenário Luiz Magalhães, na sede do TRE-SE. O ato atende o teor da Resolução TSE 23.673/2021, que, em seu Art. 63, § 1º, estabelece que "na ausência de representantes dos partidos políticos, das federações e das coligações, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica providenciará o preenchimento das cédulas por terceiras pessoas, excluídas as que servem a JE."
As servidoras e os servidores membros da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica que participaram da ação: Lídia Cunha Mendes de Matos, Ana Claudia Alvares Dias Todt, Cristiana Lima Correia, Adriana da Fonseca Moraes Sobral, Cássia Maria Carvalho Polito Alves, Maíra Gama Torres, Sérgio Roberto Cavalcanti Pereira, Fábio Almeida de Souza, Arquibaldo Evangelista dos Santos e Rafael Barbosa dos Santos.
O professor Denilson Melo Rodrigues, que auxiliou os membros da referida comissão e que organizou as(os) alunas(os), ressaltou a importância tanto de esclarecer os jovens sobre os parâmetros exigidos pela legislação quanto de divulgar ações que mostram a lisura, a transparência e a confiabilidade do processo de votação eletrônica.