Campanha Abril Azul: conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A campanha surgiu para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) destaca a campanha Abril Azul, que tem o objetivo de difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cercear discriminações e preconceitos. A campanha surgiu para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve mudanças na capacidade de comunicação e na interação social, além da manifestação de comportamentos repetitivos. É importante ressaltar que o autismo não se caracteriza como uma doença e sim como um distúrbio do neurodesenvolvimento. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o transtorno começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.
Diversidade do espectro autista
Os impactos do transtorno podem depender do grau de diversidade: No nível 1, as pessoas podem depender menos de apoio externo no dia a dia para realizar as tarefas cotidianas; No nível 2, a pessoa pode precisar de um pouco mais de apoio nas Atividades da Vida Diária (AVDs), como comer, trocar de roupas ou tornar banho. Podem apresentar sensibilidade ao toque, atraso na fala, pouco ou nenhum contato visual, entre outros; No nível 3, precisam de apoio substancial nas tarefas do dia a dia, desde as mais simples a mais complexas. Apresentam graves déficits na comunicação e interação social e também nos padrões de comportamentos restritos e repetitivos.
No âmbito da Justiça Eleitoral, pessoas com autismo têm preferência na hora de votar, devendo apenas declarar a condição ao presidente de mesa da seção eleitoral. Não é necessário realizar inscrição prévia ou apresentar laudo médico.
Audiodescrição: ilustração digital representa um homem perfilado. Um coração paira sobre sua mão. Há um quebra-cabeça em formato de coração na cabeça dele. No lado direito da imagem, o texto: Abril Azul Autismo.