Pesquisa de Clima Organizacional 2023 - Resultado
Índice de favorabilidade superou em mais de 5% o alcançado na última Pesquisa (85,62% em 2023 e 80,40% em 2021)
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) divulgou os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional de 2023. O questionário, aplicado de forma on-line, contou com a participação de 98 servidores. O índice de favorabilidade, considerando as 8 dimensões avaliadas, obteve a média de 85,62%.
O diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa, recebeu com satisfação os resultados. “Regozijante constatar que o incansável trabalho desenvolvido pela Administração vem surtindo efeito junto ao corpo funcional do TRE/SE, tanto que a média total de aceitação superou em mais de 5% a alcançada na última Pesquisa (85,62% em 2023 e 80,40% em 2021)".
Ao falar sobre a importância da pesquisa, Christiane Cavalcanti de Mello, psicóloga do TRE-SE, explicou que “compreender o que os servidores pensam e sentem sobre a organização na qual atuam possibilita a identificação dos pontos de melhoria que podem impactar na qualidade de vida dos mesmos, reduzindo os índices de sofrimento e adoecimento e promovendo bem-estar e satisfação”.
A pesquisa mediu 8 (oito) dimensões do ambiente de trabalho, a saber: Relação com o trabalho: percepção dos servidores em relação ao trabalho que executam: realização, utilização das habilidades e conhecimentos, sentido, planejamento e divisão adequada de tarefas. Condições de trabalho: identificação do grau de conforto as instalações físicas e ergonômicas de trabalho; Comunicação interna: conhecimento e acesso aos canais efetivos de comunicação e percepção do processo de comunicação formal e informal; Reconhecimento e Desenvolvimento: percepção do quanto a organização valoriza o desempenho e o desenvolvimento do servidor; Qualidade de vida: percepção dos servidores em relação aos benefícios e programas de prevenção de doenças e promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar; Relacionamento interpessoal: grau de interação que prevalece entre os servidores, entre estes e suas chefias e com a própria organização; Liderança e gestão de pessoas: percepção dos servidores em relação à forma como a chefia desempenha suas funções, bem como o estilo de gestão exercido pelas chefias e sua relação com a equipe; Identidade com a Justiça Eleitoral: valores que o servidor assimila da organização como o sentimento de orgulho e de pertencer à organização.
As dimensões da Comunicação Interna, das Condições de Trabalho e do Reconhecimento e Desenvolvimento foram as que apresentaram o maior salto de desempenho em comparação com anos anteriores. O índice de satisfação com a Comunicação Interna evoluiu de 63,42% (em 2021) para 73,47%. A taxa de aprovação das Condições de Trabalho, avaliada em 83,72% em 2021, saltou para 91,27% em 2023. Já o índice de satisfação da dimensão do Reconhecimento e Desenvolvimento teve um aumento de mais de 12 pontos percentuais: 66,25% em 2021 e 78,36%em 2023. Todas as 8 dimensões avaliadas apresentaram dilatação positiva comparativamente às pesquisas anteriores.
O clima organizacional pode ser compreendido como a atmosfera psicológica de uma organização em determinado momento. Trata-se de um conjunto de percepções influenciado por diversos aspectos do ambiente de trabalho que impactam direta ou indiretamente no comportamento de seus integrantes, afetando, positivamente ou negativamente, os padrões de produtividade, comprometimento e motivação.
De acordo com o artigo 4° da Resolução TRE-SE 170/16, a Gestão do Clima Organizacional obedecerá as etapas de planejamento/elaboração do instrumento de pesquisa; divulgação e sensibilização da pesquisa, através dos meios de comunicação disponíveis; aplicação do instrumento via on-line; análise e consolidação dos dados estatísticos; Comunicação e publicação dos resultados na intranet; criação de Grupos Focais para discutir e sugerir propostas de melhoria para os fatores onde os índices de satisfação apresentaram-se abaixo de 70%; definição de projetos e ações institucionais para a melhoria do clima organizacional pelo Comitê Gestor; desenvolvimento e implementação dos projetos e ações pelas unidades designadas pelo Comitê Gestor e, por fim, a avaliação dos resultados dos projetos e ações de melhoria.
A Pesquisa de Clima Organizacional do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe constitui-se em uma das metas do Planejamento Estratégico 2021-2026, é aplicada em anos não eleitorais e sua gestão está sob a responsabilidade da Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP, através da Coordenadoria de Assistência à Saúde e Benefícios – COASA/ Psicologia com o apoio logístico da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI e da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social – ASCOM.