Projeto “Eleitor do Futuro” traz alunos do Salesiano para o TRE-SE
A palestra ocorreu na sede do Tribunal e contou com oitenta alunas(os) da rede particular de ensino

Na manhã de hoje (24), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu oitenta alunos do Colégio Salesiano na sede da instituição, no plenário Fernando Ribeiro Franco. A visita faz parte do projeto Eleitor do Futuro – programa promovido pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), cujo objetivo é despertar o exercício da cidadania, esclarecer dúvidas no que diz respeito ao processo eleitoral e fortalecer o conhecimento sobre a história das eleições e da Justiça Eleitoral brasileira.
O coordenador da Pastoral do Colégio, Felipe Bastos, explicou que, no colégio sempre acontece eleições: “Fazemos eleições periodicamente. Neste ano, sabendo do Projeto Eleitor do Futuro do TRE-SE, trouxemos os nossos alunos para visitarem e compreenderem a importância das eleições. Hoje, são oitenta candidatos. Cada turma tem duas chapas, um vice e um líder. No dia 13 de março, nós teremos a nossa eleição”, enfatizou o coordenador.
Às 8h, a secretária da EJESE, Lídia Cunha Mendes de Matos, iniciou a palestra explicando aos candidatos (do quinto ao oitavo ano do ensino fundamental) o funcionamento do Tribunal.
Os assuntos: a importância do voto para a democracia e o funcionamento do processo eleitoral. As(os) alunas(os)foram extremamente participativas(os), tiraram dúvidas e debateram acerca das suas vivências em relação às propostas e às eleições de líder e de vice-líder de turma em sala de aula.
Às 10h, foi a vez das(os) alunas(os) do nono ano ao Ensino Médio. A chefe do Núcleo Administrativo de Fiscalização de Contratos (NAF),Kátia de Barros Bomfim Santana, recebeuas(os) estudantesno Centro de Memória da Justiça Eleitoral (CEMEL), onde observaram documentação, objetos e textos sobre a história das eleições. Em seguida, foram recebidos na Seção de Urnas por Cláudio Souza (assistente) e por Mônica Avila (chefe). Nesse setor, as(os) estudantes receberam explicações e tiveram contato com a urna eletrônica.
Ações como essa incentivam a participação política desde cedo. Além disso, estimulam os jovens para que, cada vez mais, participem, pratiquem atos de cidadania e entendam sobre o processo eleitoral como importante para a manter a democracia no país.
Audiodescrição: na fotografia, estudantes encontram-se sentados em um auditório prestando atenção a uma mulher, em frente a eles, que segura um microfone.