Magistradas(os) participam do curso sobre julgamentos com perspectiva de gênero
O encontro presencial ocorreu ontem (17)
O Núcleo de Cooperação Judiciária, coordenado pelo Juiz Membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Dr. Hélio de Figueiredo Mesquita, realizou nesta segunda-feira (17), em parceria com a EJESE, as aulas presenciais do curso O julgamento com perspectiva de gênero no contexto de humanização do Poder Judiciárioà luz da Resolução 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Alguns dos temas abordados: direitos humanos das mulheres, sistemas de direitos humanos, controle de convencionalidade e jurisprudência da corte interamericana sobre violência de gênero.
Com o encerramento das atividades presenciais, o curso continua no ambiente virtual até dia 28 de julho. Os juízes de Direito Ana Cristina de Freitas Mota e Francisco Tojal Dantas Matos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ministram a capacitação. Os textos para a leitura complementar dos magistrados e para a execução das atividades remotas serão disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da EJUSE.
Vinte magistradas e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado Sergipe que exercem função eleitoral se inscreveram na formação. Com carga horária de 20h, o curso integra o programa de formação continuada para vitaliciamento e/ou promoção na carreira e está credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
Com informações do TJSE