Projeto Inclusiviver do TRE-SE é selecionado a participar do “4º Boas Práticas JE”
A servidora Daisy Valido e o servidor Kaio Bernardes apresentarão o Projeto no dia 28/6/23

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) foi selecionado para participar do 4º Boas Práticas JE: trocando saberes!, cujo tema é “Inclusão na Justiça Eleitoral – Pessoas com Deficiência”. O simpósio é promovido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral (Liods-JE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O evento acontecerá por meio da plataforma Teams, no dia 28/6/23, das 14h30 às 15h30 e faz parte da série de encontros virtuais mensais voltados ao compartilhamento de projetos e ações que já foram ou estão sendo executados em tribunais da Justiça Eleitoral. O projeto Inclusiviver do TRE-SE foi selecionado e será exposto pela servidora Daisy Pereira Valido, chefe da Seção de Assistência à Saúde (SEASA), e pelo médico do TRE-SE Kaio Bernardes Santos de Almeida.
Projeto Inclusiviver
Oficializado em 2021, o projeto Inclusiviver objetiva instituir a política Organizacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (PcD) no âmbito do TRE-SE e promover a saúde integral da PcD no ambiente de trabalho: adaptando as condições de trabalho (acessos, postos e fluxos de procedimentos) às condições psicofisiológicas das(as) magistradas(os) e das(os) servidoras(es).
O projeto faz parte das ações estratégicas do Programa de Saúde Integral das(os) Magistradas(os) e Servidoras(es) do TRE-SE e é uma iniciativa da Coordenadoria de Assistência à Saúde e Benefícios (COASA).
Com responsabilidade organizacional compartilhada entre a SGP/COASA/SEASA, realizou-se a Avaliação Médica e Funcional de todas(os) as(os servidoras(es). O Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA), a Coordenadoria de Segurança, Engenharia e Serviços (COSER), em pareceria com a Seção de Obras e Serviços de Engenharia (SEENG) e com o apoio da Diretoria Geral e da Presidência deste Regional, vem empreendendo esforços para facilitar a acessibilidade. Destaque-se a destinação de vagas de garagem cobertas e acessíveis, exclusivas para PcD e idosas(os) e instauração de processos administrativos para a adquirir e disponibilizar pisos e mapas táteis, mouses com tecnologia que permitem operações por meio de movimentos da cabeça/controle ocular a fim de auxiliar o trabalho da PcD física, a contratação de intérprete de sinais, inclusive com agendamento para atender à eleitora ou ao eleitor, dispõe-se serviço especializado em análise de acessibilidade de modo a cumprir a NBR 9050/20, contemplando todas as dependências da sede do TRE-SE e das Zonas Eleitorais.
Audiodescrição: na ilustração, a frase "Boas práticas da Justiça Eleitoral: compartilhando o sucesso" aparece em destaque nas cores azul e preto.