Desembargador Diógenes Barreto toma posse como membro substituto do TRE-SE
O magistrado cumprirá o mandato no biênio de 23.03.2023 a 23.03.2025
Na tarde da última quinta-feira (24), o desembargador Diógenes Barreto tomou posse como membro substituto no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) para o biênio de 23.03.2023 a 23.03.2025.
A cerimônia de posse foi realizada no gabinete da Presidência do TRE-SE. O membro substituto foi empossado pela presidente do Tribunal, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva. Elvira reiterou que é uma honra receber o desembargador novamente. “Todos temos conhecimento da qualidade dos serviços prestados por Diógenes. É uma grande aquisição para a Justiça Eleitoral tê-lo novamente compondo a nossa Corte, agora na condição de membro substituto”, expressou a magistrada.
O Des. Diógenes Barreto ocupa a vaga surgida com o término do mandato da Desa. Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade. O magistrado possui larga experiência em matéria eleitoral. Em sua última passagem pelo TRE-SE, foi vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral durante o biênio 2018-2020.
Acompanharam a cerimônia de posse a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Desa. Ana Lúcia Freire de Almeida Anjos; os juízes Edmilson Da Silva Pimenta, Marcelo Augusto Costa Campos, Marcos de Oliveira Pinto; o membro da classe jurista Carlos Krauss de Menezes; o diretor-geral Rubens Lisboa; e as(os) demais secretárias(os) e representantes das unidades.
Currículo
Natural de Aracaju (SE), Diógenes Barreto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Ingressou no Judiciário sergipano como Agente Judiciário, em 1981. Após aprovação no concurso de Juiz, tomou posse em setembro de 1991.
Atuou como juiz nas Comarcas de Porto da Folha, Capela, Boquim e Aracaju. Em 2008, foi empossado Juiz Titular da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.
Foi Presidente da Turma Recursal no biênio 2011/2013 e atuou no 2º grau substituindo Desembargadores por diversas oportunidades. Foi também Juiz Auxiliar da Presidência nas gestões dos Desembargadores Osório de Araújo Ramos Filho e Luiz Mendonça. Tomou posse como Desembargador do TJSE no dia 11 de abril de 2016.
Em 22 de novembro de 2017, o Pleno do TJ/SE designou o desembargador para ocupar a cadeira reservada aos desembargadores no TRE-SE. Com a indicação, o desembargador passou a integrar a Corte de julgadores responsável por analisar as demandas relacionadas às Eleições Gerais de 2018.
Em 22 de janeiro de 2018, o desembargador Diógenes Barreto foi empossado como membro efetivo pelo até então presidente do TRE-SE, des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. Com a escolha do magistrado para integrar a Corte eleitoral, Diógenes desempenhou as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral no biênio 2018/2020.
Audiodescrição: na fotografia, quatro pessoas aparecem em destaque. A presidente do Tribunal e o Des. Diógenes Barreto prestam o juramento. Logo atrás, duas pessoas observam: Rubens Lisboa e Alessandra Santos.