TRE-SE participa do I Encontro Nacional das Bibliotecas do Poder Judiciário
As servidoras Carmen Luiza, Cristiana Lima e Micheline Barboza representaram o Tribunal
Nos dias 16 e 17 de março, as servidoras Carmen Luiza Nascimento Cardoso Menezes, Cristiana Lima Correia e Micheline Barboza de Deus representaram o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) no I Encontro Nacional das Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD). O evento contou com mais de 200 servidores do Poder Judiciário de todo o Brasil.
No primeiro dia, o desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), ministrou uma palestra sobre a “Biblioteca de Babel: conhecimento e poder no Judiciário”. Em seguida, o professor David Lankes falou sobre “O futuro das bibliotecas”. Ao final de cada palestra, os temas foram abertos à discussão, e os convidados participaram do debate.
Os eixos temáticos basearam-se também nos seguintes tópicos: Boas práticas de gestão de bibliotecas no Poder Judiciário; Gestão da biblioteca do Supremo Tribunal Federal; Biblioteca digital e redes; e Arquitetura da informação no desenvolvimento de coleções em softwares de bibliotecas digitais.
Após a finalização do primeiro dia de encontro, as servidoras e outras(os) colegas dos demais Tribunais foram conduzidos a Biblioteca do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – onde foram recebidas(os) pelas(as) servidoras(es) de cada seção.
Durante o segundo dia, foram abordados os Direitos Humanos e a Agenda 2030. Também foram temas de destaque: Patrimônio documental e histórico no contexto das humanidades digitais; Bibliotecas jurídicas como espaços de defesa dos direitos humanos; e Bibliotecas inovadoras pelo mundo.
O ENABIJUD ocorreu na Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (ESMAF), em Brasília/DF. Organizado pelo TRF1, teve o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); STJ; Supremo Tribunal Federal (STF); Superior Tribunal Militar (STM); e Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Audiodescrição: em pé, três mulheres sorridentes posam para a fotografia. Atrás delas, uma mesa retangular está coberta de roxo com a frase "I ENABIJUD" escrita na cor branca.