28ª Zona Eleitoral leva conhecimento sobre o Processo Eleitoral a estudantes
A iniciativa abrangeu quatro escolas da zona rural do município de Poço Redondo nos dias 16, 22 e 24 de novembro

Nos dias 16, 22 e 24/11/23, a 28ª Zona Eleitoral de Sergipe, com sede em Canindé de São Francisco, executou ações Projeto Eleitor do Futuro e do Projeto Promoção do Conhecimento do Processo Eleitoral em quatro escolas da Zona Rural do Município de Poço Redondo/SE: Escola Municipal Dom José Brandão, Colégio Estadual Professor José Aribaldo (antigo Colégio Estadual Professora Josefa Marques), Colégio Estadual Noêmia de Souza e Escola Municipal Bom Jesus dos Passos.
Ao todo, foram contemplados 114 alunas(os) do Ensino Médio e Fundamental. Os projetos tiveram a gestão do chefe de cartório Ricardo Magno da Silva Júnior, com colaboração da servidora Rogéria Ribeiro Garcez e da requisitada Genicleide Lemos Bento. Com participação intensa das(os) alunas(os), a equipe do Cartório ofereceu explicações sobre o processo eleitoral e diversos assuntos pertinentes, como fake news, segurança da urna eletrônica, compra e venda de votos, alistamento eleitoral e sobre o trabalho do mesário voluntário.
Os discentes participaram de uma dinâmica emulando o processo eleitoral: as(os) estudantes formaram grupos simulando serem integrantes de partidos políticos e lançaram candidatos. Para conquistarem o voto dos colegas, apresentaram propostas de governo e em seguida as(os) futuras(os) eleitoras(es) sabatinaram os candidatos com questões específicas sobre as promessas de campanha.
Simulou-se também a votação para as Eleições Municipais. Tudo foi explicado, desde a emissão da zerésima, votação, boletim de urna e divulgação dos resultados. Por último, foi realizada a entrega dos diplomas simbólicos aos eleitos de Poço Redondo.
A 28a Zona Eleitoral agradece a participação das diretoras dos colégios: Luciene Alves da Silva, Aldiane Oliveira Goes, Camila Marques Trindade e Vanda da Silva. Agradece ainda o apoio da equipe de servidores da Seção de Administração de Urnas (SEAUE) e da servidora Lídia Cunha Mendes de Matos, assesora da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), setores que ofereceram apoio logístico para realização das referidas ações.
Audiodescrição: em sala de aula, cerca de quarenta pessoas, estudantes e discentes, posam para a fotografia.