EJESE celebra 20 anos com a presença do seu fundador
No dia 27/11/23, às 14h30, aconteceu o descerramento da placa comemorativa
Em deferência aos 20 anos de criação da Escola Judicial Eleitoral de Sergipe (EJESE), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, comandou a cerimônia de descerramento da placa comemorativa ao marco temporal. O evento aconteceu no dia 27/11/23, segunda-feira, às 14h30, em frente à sala da EJESE.
A Escola Judiciária Eleitoral foi criada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 21.185/2002, com as alterações promovidas pelas Resoluções do TSE 23.482/16 e 23.620/20. No TRE-SE, foi regulamentada pela Resolução TRE-SE n. 268, em 13 de novembro de 2003, durante a gestão do desembargador José Artêmio Barreto, que foi homenageado pela exitosa iniciativa.
A placa de homenagem foi entregue pela desembargadora Elvira Maria, que abriu o ato solene ressaltando a importância da EJESE para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Esse órgão promove inúmeras capacitações para magistradas(os) e servidoras(es).
Em discurso, o desembargador aposentado José Artêmio agradeceu a presidente do TRE-SE e às(aos) juízas(es) membros do colegiado pela lembrança e pela deferência. “Após a criação da EJESE, os demais Tribunais Eleitorais do país seguiram o nosso exemplo”, lembrou o homenageado. O desembargador Artêmio Barreto também afirmou que, durante sua gestão à frente da Presidência do TRE-SE, foram criadas a bandeira do TRE-SE e a Medalha do Mérito Eleitoral. Também participaram da solenidade: a vice-presidente e corregedora do TRE-SE, desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos; os membros da Corte, Dr. Edmilson da Silva Pimenta e Dr. Marcelo Augusto Costa Campos, com familiares do homenageado; o procurador-geral do estado e ex-membro do TRE-SE, Dr. Carlos Pinna de Assis Junior, o diretor-geral do Tribunal, Rubens Lisboa, e o assessor de imprensa do TRE-SE, Ricardo Ribeiro.
O membro do TRE-SE juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto é o atual diretor da Escola Judiciária Eleitoral. Ele declarou a satisfação e a honra em estar dirigindo a EJESE. O magistrado aludiu também ao reconhecimento obtido pela EJESE quando o órgão participou da 6ª Edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SEAG), em Genebra – Suiça. A equipe da EJESE é composta pela secretária-geral Lídia Cunha Mendes de Matos e pelas assistentes Cássia Maria Carvalho Polito Alves, Cristiana Lima Correia e Roberta Feitosa Barreto.
Com duas décadas de existência, a EJESE resplandece como um farol que proporciona a centenas de interessados uma miríade de cursos, seminários e palestras, contribuindo para aprimorar a excelência do serviço judiciário eleitoral.