Estudantes de Direito da Universidade Pio Décimo visitam o TRE-SE
As(os) futuras(os) bacharéis acompanharam a sessão plenária, além de visitarem o Centro de Memória e o Depósito de Urnas
Na manhã de hoje (10), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu as(os) alunas(os) da disciplina de Direito Eleitoral da Faculdade Pio Décimo. A visita, coordenada pelo servidor e professor universitário Hermano de Oliveira Santos (AGEST-DG), tem por objetivo proporcionar uma experiência informativa sobre o funcionamento do Poder Judiciário Eleitoral.
Após a conclusão da sessão plenária, a servidora Lídia Matos, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), compartilhou informações sobre a previsão constitucional de composição da corte e a disposição estratégica das cadeiras dos membros. Destacou como a organização física do pleno é pensada para identificar o cargo e a função de cada participante durante as sessões plenárias.
O Dr. Hélio Figueiredo, juiz membro do TRE-SE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), deu as boas-vindas aos alunos. O magistrado falou sobre temas cruciais como a fraude à cota de gênero eleitoral. Revelou aos estudantes que muitas mulheres descobrem seu registro de candidatura ao cargo eletivo apenas quando são intimadas a prestar contas. Ela destacou que, nesses casos, as mulheres “laranjas” são registradas sem o conhecimento delas.
O servidor Hermano guiou as(os) alunas(os) pela sede do TRE-SE. Explicou a função de cada setor, proporcionando uma visão abrangente das atividades do tribunal. Em seguida, os universitários foram conduzidos ao CEMEL (Centro de Memória Eleitoral), onde Carmen Luiza Nascimentoexplicou a evolução das urnas eletrônicas, mostrando alguns exemplares dispostos no local.
Já no Depósito de Urnas, a chefe da Sessão de Administração de Urnas (SEAUE), Mônica Martins Avila e o servidor Cláudio Gonçalves de Souza, também da SEAUE, explicaram sobre a manutenção das urnas em anos não eleitorais e eleitorais, bem como sobre o uso dos equipamentos durante o pleito. Mônica respondeu a perguntas dos alunos sobre a configuração dos dispositivos e segurança do sistema.