Presidente do TRE-SE participa da 83ª edição do Coptrel
Durante o evento, sediado em Recife, são debatidos temas de interesse da Justiça Eleitoral
Nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, acontece a 83ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento acontece no TRE-PE, em Recife. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, representa a instituição.
Fazem parte da comitiva do TRE-SE o diretor-geral, Rubens Lisboa, o secretário de tecnologia da informação e comunicação, José Carvalho Peixoto, e o assessor de imprensa e comunicação social, Ricardo Ribeiro. Metas do evento: compartilhar boas práticas e discutir temas de interesse comum referentes aos Tribunais Regionais Eleitorais e às Eleições 2024.
A abertura oficial aconteceu ontem (23), às 19h30, na sede da Escola da Magistratura de Pernambuco (Esmape) e foi conduzida pelos desembargadores Roberto Maynard Frank (presidente do Coptrel e do TRE-BA) e Adalberto de Oliveira Melo (presidente do TRE-PE). As equipes responsáveis pelas Diretorias, Secretarias de Tecnologia da Informação e Comunicação reuniram-se e discutiram temas relacionados às suas áreas de competências.
Às 16h30, José Carvalho Peixoto, comandante da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SE, ministrou a palestra "Convocação em substituição à contratação: uma abordagem alternativa para técnicos de urnas". O objetivo foi trazer insights para o universo da tecnologia eleitoral: um dos pontos altos da reunião.
Hoje (24), os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com as(os) representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reúnem-se e debatem temas de interesse da Justiça Eleitoral. Foram programadas reuniões matutinas e vespertinas envolvendo diretores-gerais, gestores de comunicação social e de tecnologia da informação.
Pela manhã, às 9h, houve a primeira etapa da reunião dos presidentes. A palestra de abertura foi ministrada pelo desembargador João Lages, presidente do TRE-AP, que focou na renovação e na ampliação referentes aos kits biométricos utilizados pela Justiça Eleitoral.
Às 14h de hoje, o desembargador Adalberto Melo, presidente do TRE-PE, apresenta o Sistema de Combate à Desinformação Eleitoral (SCDE). Essa fase da reunião contempla tópicos diversos, desde alterações em resoluções até programas de cibersegurança e de gratificações no campo da Tecnologia da Informação e Comunicação.
O dia termina com a eleição e a definição da data e local do próximo Coptrel, depois ocorre o jantar no Restaurante Imperador, às 20h30. O resultado das propostas e das discussões será divulgado amanhã (25), por meio da Carta de Recife.