Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro ministra palestra na Associação Cultural Dom Bosco (ACDB)
A ação ocorreu na tarde de ontem (21), às 15h

Na tarde da última terça-feira (21), às 15h, a Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou palestra na Associação Cultural Dom Bosco (ACDB) para alunas(os) na faixa etária de 9 a 14 anos.
A ação faz parte do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, que têm o objetivo de despertar o exercício da cidadania nos jovens – esclarecer dúvidas no que diz respeito ao processo eleitoral e às ações do Tribunal, além de fortalecer o conhecimento sobre a história das eleições e da Justiça Eleitoral brasileira.
Foram abordadas questões históricas e outros assuntos relacionados ao voto e à democracia. A iniciativa contou com a participação da servidora da Escola Judiciária do TRE-PB, Nara Limeira Ferreira dos Santos, que abordou a democracia por meio da contação de história com o tema “Literatura e Cidadania”.
Em parceria com a EJESE, o Centro de Memória Eleitoral (CEMEL) do tribunal, representado pela servidora Carmen Luiza Nascimento Cardoso Menezes, levou às(aos) alunas(os) os Pelouros e a urna eletrônica transparente modelo 2000. Conforme explicou a servidora, "os Pelouros eram utilizados na eleição à época do Brasil Colônia. Sob a Ordenações Filipinas eram escolhidos os representantes da Câmara que ocupariam os cargos de Juízes, Vereadores e Procuradores".
As servidoras da Escola Judiciária Eleitoral Roberta Feitosa Barreto e Cássia Maria Carvalho Polito Alves apresentaram a parte prática, aplicando o treinamento das(os) futuras(os) eleitoras(es) com as urnas atuais. A presidente da ACDB, Jucélia Gomes Santos Siva, demonstrou satisfação com os feitos do projeto. “Achei de grande relevância, os alunos interagiram muito bem e o grupo falou com clareza e descontração sobre democracia”, afirmou Jucélia.
As escolas e associações interessadas em participar do programa devem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral pelo e-mail ejese@tre-se.jus.br ou pelo telefone (79) 3209-8643.
Audiodescrição: treze pessoas posam para uma fotografia.