TRE-SE participa da Semana Municipal dos Contadores de Histórias
O Tribunal contribuiu com a contação de história com o tema "Literatura e Cidadania", exposição das primeiras urnas (expostas pelo CEMEL) e o treinamento com as urnas atuais

Hoje (23), a equipe do projeto Eleitora e Eleitor do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) participa da Semana Municipal dos Contadores de Histórias, na cidade da Barra dos Coqueiros. A Semana de Histórias, que vai de 20 a 24 de novembro, discute o tema "O trem da história na ilha de Santa Luzia" e é organizada pelo espaço "O Trem Azul, UAI” – dedicado à promoção da arte, cultura e literatura. Os fundadores do projeto O Trem Azul, UAI são José Colares Júnior (artista de diretor dessa instituição) e Fátima Beatriz Colares (contadora de histórias), que faz parte do grupo de contadores de histórias Hannah.
A participação da equipe do TRE-SE envolve a contação de história com o tema "Literatura e Cidadania", demonstração das primeiras urnas (expostas diariamente no Centro de Memória Eleitoral – Cemel) e o treinamento do eleitor com as urnas atuais. As servidoras Roberta Feitosa Barreto, Cássia Maria Carvalho Polito Alves, Carmen Luiza Nascimento Cardoso Menezes e Kátia de Barros Bomfim Santana estão envolvidas na ação de cidadania.
Nara Limeira Ferreira dos Santos, servidora da Escola Judiciária do TRE-PB, também está participando. Segundo ela, é muito importante aproximar a Justiça Eleitoral das(os) cidadãs(ãos). "Mais uma vez, comprovamos a eficácia da metodologia ativa da contação de história com música, recursos de interação e efeito lúdico. A Escola Judiciária Eleitoral de Paraíba sente-se honrada com esta parceria", expressou Nara.
Roberta Feitosa destacou a relevância do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro: "Ele [o projeto] é crucial para despertar o exercício da cidadania nos jovens. Buscamos esclarecer dúvidas referentes ao processo eleitoral e às ações do Tribunal, fornecendo conhecimentos básicos sobre a história das eleições e da Justiça Eleitoral brasileira. É gratificante contribuir para a formação cívica da juventude sergipana", afirmou Roberta.
As escolas e associações interessadas em participar do programa devem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral pelo e-mail ejese@tre-se.jus.br ou pelo telefone (79) 3209-8643.
Audiodescrição: nove pessoas posam para a fotografia em frete a três modelos de urnas eletrônicas sobre pequenas mesas correspondentes.