TRE-SE participa do II COJUM e do XV COJE
Os eventos objetivaram discutir temas relevantes aos institutos das Ouvidorias Judiciais das Mulheres e das Ouvidorias Eleitorais
Dos dias 22 a 24 de novembro aconteceu, em Florianópolis – Santa Catarina, o XV Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), que ocorre simultaneamente ao II Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM). Os eventos objetivaram a troca de experiências e a discussão de temas relevantes aos institutos das Ouvidorias Judiciais das Mulheres e das Ouvidorias Eleitorais.
A chefe do Núcleo Administrativo da Ouvidoria Eleitoral de Sergipe (NOE) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Vanda dos Santos Gois, participou representando o tribunal. Segundo a servidora, o evento foi uma excelente oportunidade para o aprimoramento de conhecimentos e de boas práticas referentes às Ouvidorias Eleitorais e das Mulheres.
Na quinta-feira (23), as atividades do COJE ocorreram na Assembleia Legislativa de SC. Os participantes acompanharam palestras e mesas redondas para debater temáticas como as experiências de inclusão por parte das ouvidorias e o papel delas no que se refere ao tratamento de dados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a prevenção e combate à violência política contra a mulher.
Na sexta-feira (24) foram assinadas as cartas do COJE e do COJUM. Os documentos sintetizam os pontos que foram debatidos ao longo dos três dias de evento pelas(os) juízas(es) ouvidoras(es) e servidoras(es) representantes das ouvidorias eleitorais e das mulheres. A carta apresenta recomendações e solicitações que serão encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos Tribunais envolvidos.
Audiodescrição: vinte e nove pessoas, homens e mulheres, posam, de pé, para a fotografia. Atrás delas, uma televisão reproduz a sigla "COJE".