15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente!
Aproveite a data para refletir sobre como você usa os recursos naturais. Reveja os hábitos!
A fim de despertar a consciência da população sobre os problemas socioambientais causados por conta dos atuais padrões de consumo, o Ministério do Meio Ambiente, em 2009, instituiu o Dia do Consumo Consciente: 15 de outubro.
O objetivo é conscientizar sociedade tanto em relação aos problemas sociais e econômicos quanto aos ambientais e políticos ocasionados pelo excesso de consumo.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), uma(um) brasileira(o) produz, em média, 378 quilos de resíduos sólidos por ano, cerca de um quilo por dia. Assim, com essa data, alerta-se sobre a urgente necessidade de produzir e de consumir bens e serviços de maneira mais sustentável e menos prejudicial à natureza.
O que é o consumo consciente?
O consumo consciente é autoexplicativo. Quando você compra com responsabilidade e leva em consideração as consequências positivas ou negativas aos meio ambiente à sociedade, isso é consumo consciente.
Exemplo de consumo consciente no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) éo projeto Coleta Seletiva Solidária: iniciativa determinada no Plano de Logística Sustentável. A ação prevê a coleta dos resíduos produzidos no Tribunal e dos resíduos domiciliares trazidos por servidoras e servidores. Esses resíduos são destinados a cooperativas. O trabalho relacionado reciclagem colabora com o sustento das famílias envolvidas. Para isso, foram firmadas parcerias com duas cooperativas que coletam resíduos: a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Aracaju – CARE.
As(Os) servidoras(es) também são orientadas(os) a colocar papel nos cestos para resguardar o potencial de reciclagem desse resíduo e ainda facilitar o transporte e a separação de outros materiais.
Desde o início do projeto, em 16 de março de 2018, os números têm sido positivos. No ano de lançamento, foram contabilizados 536kg de resíduos: 356,7kg do Tribunal e 180,1kg trazidos pelas(os) servidoras(es).
Além disso, o TRE-SE compromete-se, cada vez mais, com a sustentabilidade. De acordo com o relatório parcial de 2023 (de janeiro a setembro), foram consumidas 574 resmas, número satisfatório em relação à meta estabelecida para este ano: 713 resmas, 2% a menos correspondentes ao último ano não eleitoral.
É necessário maior preocupação em relação ao consumo de copos descartáveis, uma vez que a meta do TRE-SE para 2023 era consumir 208 centos, o que equivale à redução de 5% em relação a 2021 (219 centos). Entretanto, até o mês de setembro, já foram consumidos 548 centos de copos descartáveis – o que prejudicou o alcance de meta.
Como colocar o consumo consciente em prática?
O primeiro passo: mudar para hábitos mais sustentáveis; realizar compras moderadas e planejadas; dispensar os sacos plásticos; investir em marcas de alimento sustentáveis; usar racionalmente papel, água, energia e outros bens e serviços.
Para celebrar o Dia do Consumo Consciente, a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (ASCOM) do TRE-SE separou algumas atividades para ajudar a pôr em prática as ações de consumo consciente.
1) Opte por produtos fabricados de maneira sustentável
Antes de adquiriro produto, informe-se sobre como ele foi produzido. A empresa demonstra respeito pelo meio ambiente e pelos direitos de seus trabalhadores? No caso de bens de consumo duráveis, houve consumo excessivo de energia durante a fabricação? Você pode obter essas respostas procurando certificações, como o selo Procel, que identifica produtos eficientes em termos de consumo de energia, e o selo FSC, que garante que a madeira foi produzida de forma sustentável em toda a cadeia de produção.
2) Faça reciclagem
Separar os resíduos (latas, plásticos, papel e orgânicos) em recipientes adequados e entrar em contato com uma empresa de coleta de resíduos são ações simples que podem fazer a diferença. Além disso, em alguns locais, existem cooperativas de catadores, que obtêm renda por meio da reciclagem, e pontos de coleta de materiais recicláveis.
3) Reduza a geração de resíduos
A melhor atitude é diminuir a quantidade de resíduos produzidos na sua casa e no local de trabalho. Considere organizar uma campanha para reduzir o uso de plástico em sua empresa. Incentive as pessoas a usar copos e canecas de cerâmica em vez de copos descartáveis, além de talheres de metal ou madeira. Evite sacolas plásticas no supermercado e consuma apenas o necessário, evite desperdício. Isso será benéfico para a natureza, e você ganhará com a economia do orçamento.
4) Busque produtos cruelty-free
São eficientes e respeitarem o meio ambiente. É importante escolher produtos que não envolvam maus tratos a animais. Priorize produtos que causem o mínimo de sofrimento aos animais. Algumas empresas buscam certificações cruelty-free para comprovar que seus produtos não são testados em animais e não causam sofrimento a eles.
5) Economize água
O desperdício de água é um problema significativo no Brasil. Muitas vezes, podemos evitar esse desperdício sem prejudicar a qualidade de vida. Portanto fique atento a vazamentos em torneiras e chuveiros, e evite tomar banho excessivamente longo. Isso ajudará a conservar esse recurso tão precioso.
Audiodescrição: Sobre um fundo verde, diversos ícones estão na margem esquerda da ilustração digital. Dentre eles, figuras de: casa, gota de água, árvore, lâmpada, reciclagem, torneira, mundo e folhas. Do lado direito, a frase "consumo consciente".