Curso: Educação Midiática e Desinformação (30/10)
O público alvo são servidoras(es), bem como magistradas(os), que exercem função eleitoral
A Escola Judiciária Eleitoral - EJESE realizará, no dia 30 de outubro, o Curso "Educação Midiática e Desinformação", tendo como público alvo servidoras e servidores, bem como magistradas e magistrados, que exercem função eleitoral. A capacitação tem como objetivo discutir de modo crítico sobre o papel da educação midiática no combate à desinformação e como esse processo colabora na construção da cidadania e no fortalecimento da democracia.
Segundo os organizadores do evento, os objetivos específicos da capacitação são a compreensão do conceito e das aplicações práticas do processo de educação midiática, bem como colocar em diálogo a educação midiática como ferramenta de combate à desinformação.
De acordo com o instrutor que ministrará a capacitação, o professor doutor Claudomilson Fernandes Braga, discutir e compreender o fenômeno da desinformação é uma das possibilidades de combatê-la. “Nesse sentido, a educação midiática se coloca como uma possibilidade privilegiada de combate. Precisamos fomentar o diálogo entre educação midiática e desinformação como fenômenos que, apesar de se antagonizarem em termos conceituais, em certa medida se aproximam, pois tratam-se de processos comunicacionais”, explicou.
Os participantes serão divididos em duas turmas, uma pela manhã, das 8h às 12h, e outra pela tarde, das 13h às 17h. Trata-se de um evento presencial que será sediado no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
O doutor Claudomilson Fernandes Braga é professor-associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS, doutor em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e pós-doutor em psicologia social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro / Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Audiodescrição: a arte apresenta uma frase seguida por uma fotografia. Na esquerda, a frase "Curso Educação midiática e desinformação". Na direita, a fotografia de perfil do Dr. Claudomilson Fernandes.