TRE-SE participa do 52º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais
Representaram o Tribunal a corregedora regional eleitoral, Desa. Ana Lúcia Freire, e a coordenadora da corregedoria, Ana Patrícia Ramos
A vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, e coordenadora da Corregedoria Ana Patrícia Franca Ramos Porto, participaram, no período de 25 a 27 de outubro, do 52º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais. O evento, que contou com a participação de vice-presidentes, corregedoras e corregedores eleitorais, bem como juízas, juízes auxiliares e servidores das Corregedorias Regionais Eleitorais (CREs) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O principal objetivo do encontro foi promover o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e das ações, projetos e rotinas de trabalho na Justiça Eleitoral.
Durante os três dias de atividades os participantes compartilharam experiências e debateram questões de relevância para a Justiça Eleitoral. Um dos pontos de destaque foi o cadastramento biométrico das/dos eleitores e os desafios comuns enfrentados pelos TREs em todo o país. O objetivo foi buscar melhorias nos processos internos das CREs e a prestação de serviços de excelência, bem como fortalecer os laços entre os tribunais.
Foram ministradas palestras por servidoras(es) dos regionais de Roraima, Santa Catarina, Amapá e do Tribunal Superior Eleitoral. Eles compartilharam casos de boas práticas que podem ser replicadas em todo o país. As palestras abordaram projetos que unificam esforços de zonas eleitorais em prol de cartórios com processos represados, a otimização de prazos internos para a prestação de contas de partidos políticos, as melhorias técnicas em sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral, como o títulonet, acessibilidade para o voto, organização de locais de votação, preparação de mesários e cadastro eleitoral.
Sobre o Encontro
O 52º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais demonstra o compromisso dos TREs do Brasil com a busca contínua pelo aprimoramento na prestação jurisdicional e no atendimento às demandas das(os) eleitoras(es). O evento serviu como um espaço de aprendizado e colaboração, impulsionando inovações e melhorias na Justiça Eleitoral.