15ª ZE de Sergipe é premiada com o Selo Destaque Cidadania
O prêmio foi entregue durante o Encontro Boas Práticas: CGE 2023-2023
A 15ª Zona Eleitoral de Sergipe, que abrange os municípios de Neópolis (sede), Brejo Grande, Ilha das Flores, Pacatuba e Santana do São Francisco, foi premiada com o "Selo Destaque Cidadania: atendimento, inclusão e diversidade”, concedido pela Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral (CGE).
Promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), o encontro de Boas Práticas ocorreu de 19 a 20 de setembro na sede da Corte, em Brasília. O objetivo é ampliar a gestão do conhecimento no âmbito das corregedorias regionais eleitorais e disseminar iniciativas e projetos inovadores em busca da melhoria da administração dos serviços e da prestação jurisdicional.
A premiação aconteceu na manhã de ontem (20). O Selo tem a finalidade de prestar o justo reconhecimento e laurear práticas inovadoras e que trouxeram benefícios ao eleitorado. Com a premiação, o TSE oficializa o reconhecimento ao projeto Escola Cidadã, idealizado e executado pela 15ª Zona Eleitoral de Sergipe durante a pandemia.
O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, esteve presente durante a outorga do Selo. Representaram o TRE-SE no evento: a desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, vice-presidente e corregedora regional eleitoral; Ana Patrícia Franca Ramos Porto, coordenadora da corregedoria regional eleitoral (COCRE); Norberto Rocha de Oliveira, chefe de cartório da 15ª Zona Eleitoral (ZE); e Ana Rachel Gonçalves Pereira, assistente da 15ª ZE.
O evento contou com sete painéis temáticos. Na terça-feira (19), os temas foram “Eficiência na Gestão das Zonas Eleitorais” e “Coordenação Estratégica dos Serviços Eleitorais”. Na manhã da terça houve também uma reunião com as(os) corregedoras(es) de todo o país, no Salão Nobre da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral.
Na quarta (20), além dos painéis da manhã, o encontro prosseguiu à tarde abordando iniciativas pela inclusão das pessoas com deficiência, atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, e linguagem acessível.
Projeto Escola Cidadã
A iniciativa sergipana beneficiou eleitoras(es) sem acesso a recursos digitais, as(os) quais utilizaram efetivamente os serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral por meio do Título Net.
O projeto Escola Cidadã consistiu na parceria entre a Justiça Eleitoral, representada pela 15ª Zona Eleitoral de Sergipe, e as Secretarias de Educação dos municípios participantes, de modo que as escolas serviram como ponto de apoio à população. Nas escolas, os eleitores tiveram acesso a computadores, impressora e internet. Um servidor da respectiva Secretaria de Educação auxiliou a comunidade nos requerimentos.
O atendimento aconteceu de 14 de março a 4 de maio de 2022. Os cinco municípios sob a jurisdição da 15ª ZE foram contemplados com o projeto, totalizando 266 cadastros efetivados em mais de 20 escolas, que abriram as portas para a cidadania. O projeto Escola Cidadã foi aprovado pela Corregedoria Regional Eleitoral de Sergipe e contou com o apoio das prefeituras.
Audiodescrição: cinco pessoas posam para a fotografia enquanto seguram o Selo Destaque Cidadania. Da esquerda para a direita: Ana Rachel Gonçalves; ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral; Desa. Ana Lúcia Freire; Ana Patrícia Franca; e Norberto Rocha.