22 de setembro é o Dia Mundial sem Carro
Uma reflexão sobre os possíveis modais de transporte e a dependência excessiva de automóveis
Dia 22 de setembro, sexta-feira, é comemorado o “Dia mundial sem carro”. A data foi criada com o intuito de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo dos automóveis e a dependência criada em relação ao modal rodoviário de transporte.
A proposta é experimentar, pelo menos por um dia da semana, formas alternativas de mobilidade. O movimento, que a cada ano ganha mais seguidores dispostos a aceitar o desafio, propõe que as pessoas deixem o carro em casa e se locomovam: a pé, de bicicleta ou, ainda, utilizando transporte público.
Entender que existe “vida além do para-brisa” é muito mais do que uma iniciativa de mudança de perspectiva, ela também visa preservar o meio ambiente. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 111.446.870 veículos divididos em 21 categorias no Brasil.
O excesso de automóveis nas ruas não afeta apenas o trânsito e a mobilidade urbana. As consequências também incluem a poluição do ar, que atingem tanto o meio ambiente quanto o organismo humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, a poluição atmosférica já era responsável por 7 milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo.
Em decorrência dessa poluição, são gerados diversos problemas respiratórios naqueles expostos a esta poluição, como: irritações nos olhos, intoxicações, asma e bronquite. Já para a natureza, temos: o aquecimento global, a acidificação de florestas e rios, e a acentuação do efeito estufa.
Entende agora a importância do Dia Mundial Sem Carro? A seguir, juntamos algumas ideias para pôr em prática não apenas neste dia, como em outros também, para ir ao trabalho, à padaria, ao supermercado ou à faculdade sem depender do uso dos automóveis.
- Junte-se a um grupo de colegas de trabalho ou de faculdade para irem juntos de bicicleta ou a pé;
- Divulgue entre seus colegas opções de transporte coletivo, como linhas de ônibus;
- Incentive discussões, em casa ou no local de trabalho, sobre como a dependência dos automóveis é prejudicial para a qualidade de vida;
- Vá além do Dia Mundial sem Carro e comece a se locomover a pé, de ônibus ou de bicicleta. Se não houver como retirar totalmente o carro da sua vida, tente utilizá-lo apenas quando estreitamente necessário. Se não for possível, um dia na semana sem usar o automóvel já é o suficiente. Toda grande iniciativa depende do primeiro passo.
Audiodescrição: na ilustração digital, três bonecos utilizam diferentes meios de locomoção. Da esquerda para a direita: um monociclo, uma bicicleta e um patinete. Atrás dos bonecos há uma placa indicando a proibição do uso de carros.