!9SE promove Oficina de Jornada de Usuário

O evento visa disseminar a metodologia para mapear as necessidades de usuários de serviços internos e externos à instituição

O evento visa disseminar a metodologia para mapear as necessidades de usuários de serviços inter...
A programação inclui uma série de atividades práticas, discussões e exemplos

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) iniciou ontem (13) a Oficina de Jornada de Usuário. A capacitação foi dividida em duas etapas. O evento, promovido por meio do Laboratório de Criatividade e Inovação (!9SE), acontece de forma presencial, no Espaço de Convivência situado no edifício-sede da instituição. Hoje, quinta-feira (14), das 9h às 12h, a segunda turma de servidores será contemplada.

O evento, em consonância com a Resolução CNJ nº 395/2021 – mais especificamente com os princípios de cultura da inovação, foco no usuário e desenvolvimento humano (art 3º, incisos I, II e V) – busca disseminar a metodologia para mapear as necessidades dos usuários, tanto internos quanto externos, em sua busca contínua pela excelência em serviços públicos.

O chefe do Núcleo de Criatividade e Inovação do TRE-SE, Paulo Sérgio de Santana Silva, iniciou o ciclo de estudos apresentando um panorama sobre o objeto da oficina, destacando que o modelo de gestão deve ser voltado ao atendimento ao público e ressaltou a necessidade de ouvir o público-alvo dos serviços para a definição das políticas públicas.

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Paulo Sérgio lembrou que, em um mundo de comunicação pulverizada e exigência crescente por serviços públicos de qualidade, os usuários constantemente comparam o valor dos serviços prestados por outras instituições às entregas ofertadas pela Justiça Eleitoral.

A programação inclui uma série de atividades práticas, discussões e exemplos reais de aplicação da metodologia. Na etapa prática da capacitação, foram dispostos grupos de servidores. Cada equipe escolheu um serviço e avaliou fatores contidos na Jornada do Usuário. Os integrantes elencaram as etapas do serviço, identificaram necessidades e características da persona (cliente), destacaram os pontos de contato do usuário para acessar o serviço, classificaram os possíveis sentimentos do usuário (antes, durante e após o serviço), ressaltaram as barreiras de acesso e sugeriram oportunidades de melhoria.

O instrutor Paulo Sérgio afirmou que “a oficina de Jornada de Usuário representa um passo importante na busca pela modernização e eficiência no serviço público. A iniciativa demonstra a dedicação da instituição em atender às expectativas dos usuários, promovendo mais inovação e desenvolvimento”.

Audiodescrição: na fotografia, dez pessoas encontram-se em uma sala de reuniões. Sentados em cadeiras vermelhas, elas olham para a tela de exposição na qual o palestrante apresenta slides do curso.

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