Alunas(os) do Atheneu visitam o TRE-SE

As(Os) estudantes acompanharam uma palestra do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, visitaram o Centro de Memória e tiraram dúvidas com os técnicos do TRE-SE no Depósito de Urnas

Os estudantes acompanharam uma palestra do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, visitaram o Cen...
Alunas(os) do Colégio Atheneu durante palestra

Na manhã de hoje (27), o Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), trouxe 47 alunas(os) do colégio Atheneu Sergipense para a sededo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).Estudantes do 1° e 2° ano do Ensino Médio, as(os) jovensda rede estadual de ensino foram contempladas(os) com uma série de atividades educativas.

A abertura do evento foi conduzida pelas servidoras Lídia Cunha Mendes de Matos e Cássia Maria Carvalho Polito Alves, da Assessoria da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (ASEJE). Além de abordarem questões históricas e outros assuntos relacionados ao voto e à democracia, elas também lançaram luz sobre a desinformação e a importância de verificar a procedência das fontes de informação na era digital. Aproveitando a discussão, Lídia reforçou a necessidade de se desenvolver um plano de educação midiática para a sociedade como um todo.

O conceito de bolhas de informações, criadas pelos algoritmos das redes sociais, foi explicado e, em adição, as palestrantes demonstraram como essas bolhas impedem as pessoas de saírem de seus círculos de opiniões, resultando em uma visão distorcida da realidade – principalmente a política. Como exemplo, mencionou que, se alguém apoia o candidato X, as redes sociais tendem a apresentar apenas informações favoráveis a esse candidato, enquanto menosprezam um candidato Y.

Continuando essa linha de pensamento, uma aluna presente pediu a palavra e acrescentou que um dos professores sugeriu seguir, nas redes sociais, candidatos contrários aos que eles planejam votar. Essa abordagem visa expor os alunos a perspectivas divergentes e promover um entendimento mais completo da política, estimulando o senso crítico.

O professor de sociologia do Atheneu, Igo Soares, afirmou ter uma expectativa positiva sobre o impacto do projeto. “Os alunos envolvidos fazem parte da disciplina eletiva chamada Cidadania e Protagonismo. Além do TRE-SE, a disciplina se expande para outras instituições, incluindo a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE) e o Ministério Público. Nosso objetivo é despertar o interesse político e a consciência cívica dos alunos. O projeto é renovado semestralmente, permitindo que novos alunos também participem e continuem promovendo esse engajamento cidadão”, destacou o professor do colégio Atheneu.

1/ Galeria de imagens

Após a palestra inicial, os alunos foram encaminhados para o Centro de Memória Eleitoral (CEMEL), onde a servidora Carmen Luiza Nascimento Cardoso Menezes, da Coordenadoria de Gestão da Informação, presidente da Comissão Permanente de Gestão da Memória (CPGM) e responsável pelo CEMEL, discutiu a história das eleições, a evolução das Zonas Eleitorais, o voto e a cidadania. Em seguida, os estudantes visitaram a Seção de Urnas, onde foram recebidos por Mônica Martins Avila Prado, Cláudio Gonçalves de Souza e Manoel Marcondes Barros da Silva, da Seção de Administração de Urnas (SEAUE).

Os jovens receberam informações sobre como é feita a preparação e distribuição das urnas em anos eleitorais e não eleitorais, e também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os técnicos do TRE-SE sobre outros procedimentos – como a totalização dos votos.

A estudante Maria Clara Bispo Almeida, do 2º ano do Ensino Médio, compartilhou sua visão sobre a importância do projeto para sua formação enquanto cidadã. Maria Clara foi uma participante ativa durante a primeira palestra e declarou que o projeto “abre muitas portas para os alunos entenderem como funciona o nosso sistema eleitoral e impedirem as Fake News de se espalharem ainda mais”.

“Somos jovens, e é a gente que vai, de fato, mudar o destino do nosso país. Experiências educacionais como a de hoje, que fazem com que a gente realmente pense e entenda sobre a história e funcionamento do Brasil, promovem a participação mais ativa na democracia”, finalizou Maria Clara.

Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro

O projeto "Eleitora e Eleitor do Futuro" do TRE-SE mostrou-se um passo importante na capacitação dos jovens para o exercício pleno de sua cidadania, incentivando o pensamento crítico, a diversidade de perspectivas e o engajamento político informado.

Desde a sua idealização e implementação, o Programa promove e capacita crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade em matéria de educação política, por meio de atividades pedagógicas diversas como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas.

Entre os objetivos, o Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro busca ampliar, capacitar e mobilizar o contingente de jovens e futuras(os) eleitoras(es) ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado.

As(Os) interessadas(os) em levar o projeto para sua instituição de ensino devem entrar em contato com a Escola Judiciária por meio do telefone 3209.8604/8643 ou pelo e-mail  eje@tre-se.jus.br.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido