TRE-SE participa da 6ª Ed. da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG)
O evento, realizado em Genebra/Suíça, pauta a cooperação internacional como estratégia para a Agenda 2030 no serviço público
Começou hoje, 14 de setembro de 2023, a 6ª Edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) em Genebra, Suíça. O tema do evento é a "Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público" e conta com uma série de atividades – incluindo capacitação, compartilhamento de experiências, rodas de discussão e acordos de cooperação entre a comunidade internacional e as escolas de governo do Brasil.
O Dr. Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, juiz membro do TRE-SE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), representa o tribunal no evento. Além dele, a servidora Lídia Cunha Mendes de Matos (EJESE) e o servidor Hermano de Oliveira Santos, da Assessoria de Gestão da Diretoria-Geral (AGEST-DG), integram a comitiva da Justiça Eleitoral sergipana.
A presidente do Tribunal, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, teve a oportunidade de revisar o material que será apresentado à comunidade internacional. O TRE-SE destacará a importância de abordar o fenômeno da desinformação, que se intensifica em um cenário de pós-verdade e contracultura nas mídias digitais. A desinformação prejudica a reputação das pessoas, mina a credibilidade das instituições e enfraquece os processos. Em um contexto eleitoral, seu impacto é abrangente e prejudicial, aumentando as controvérsias e minando a legitimidade dos eleitos pelo voto popular.
Hoje (14) pela manhã, a comitiva sergipana reuniu-se, na Universidade de Genebra, com a ministra Andréia Cristina Nogueira Rigueira, Coordenadora-Geral de Planejamento e Comunicação.Durante a reunião, eles dialogaram com diplomatas do Itamaraty e estabeleceram contato com o representante da delegação de São Tomé e Príncipe, que expressou interesse em fortalecer os laços de cooperação.
Programação de amanhã (15/9)
No segundo dia de evento, 15 de setembro, das 8h30 às 12h15, acontecerá a mostra brasileira de relatos de experiência relacionados à cooperação prestada e recebida. À tarde, das 14h15 às 16h45, está prevista a mostra estrangeira de relatos de experiência para cooperação prestada e recebida com o Brasil. Por fim, das 17h às 17h45, está agendada a solenidade de apresentação de acordos firmados e exploratórios com e para escolas de governo.
Sobre a SAEG
A SAEG, realizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo instituto Rui Barbosa (RUI), é organizada e executada anualmente por um Comitê Gestor diferente, formado por diversas instituições públicas que se reúnem voluntariamente para planejar e realizar o evento.
A 6ª Edição da SAEG objetiva promover um espaço de negociações entre as escolas de governo da comunidade internacional, demonstrando boas práticas, no sentido de que as instituições recebam e prestem cooperação, o que envolve organizações estrangeiras e nacionais. Com essas atividades inter-relacionadas, cria-se um espaço para dialogar e compartilhar conhecimento entre os governos, a comunidade acadêmica e a sociedade civil acerca da aplicação da avaliação (enfoques, estratégias, metodologias, experiências e resultados) para o setor público mundial.
Os objetivos desta edição incluem a discussão sobre como a cooperação internacional pode contribuir para alcançar a Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global, a orientação de gestores públicos na avaliação institucional de suas organizações à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, a evidenciação do papel das escolas de governo na disseminação da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global, a facilitação de negociações para acordos de cooperação entre escolas de governo do Brasil, escolas de governo estrangeiras e organismos internacionais, e a promoção de uma agenda de cooperação nacional brasileira entre escolas de governo para o desenvolvimento de capacidades técnicas, tecnológicas e científicas no aprimoramento profissional de agentes públicos.