12ª Zona Eleitoral promove palestra e atendimento para alunos da rede estadual no município de Lagarto (SE)
Foram 90 atendimentos realizados pela ABI
O Tribunal regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por intermédio da 12ª Zona Eleitoral,e do Atendimento Biométrico Itinerante (ABI), disponibilizou os serviços prestados pela Justiça Eleitoral aos estudantes da rede estadual de ensino na cidade de Lagarto.
O evento foi realizado no auditório da faculdade AGES e reuniu jovens, com idade entre 16 e 18 anos, de cinco escolas estaduais: Centro de Excelência Professor Cláudio Monteiro, Colégio Estadual Monsenhor Juarez, Colégio Estadual Sílvio Romero e o Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas.
Com uma linguagem simples e acessível, os alunos aprenderam sobre o processo eleitoral, a importância da Democracia, o perigo de propagar as fake news, o combate a desinformação e a necessidade de exercer a cidadania por meio do voto.
O trabalho conjunto da equipe da Corregedoria Regional Eleitoral de Sergipe, responsável pelo ABI, e dos servidores da 12ª ZE resultou na emissão de 87 novos títulos eleitorais, 2 transferências de domicílio eleitoral e 1 revisão, habilitando os jovens eleitores a participarem das eleições municipais de 2024.
Participaram da operação a servidora Amanda Melo (chefe de Cartório da 12ª ZE), a servidora Maria Elizabete Santos (Corregedoria) e o servidor Abdorá Coutinho (Corregedoria).
O Atendimento Biométrico Itinerante do TRE-SE tem como objetivo atender eleitores que residem em povoados distantes da sede da Zona Eleitoral, ou que possuem necessidades especiais que dificultam o comparecimento aos Cartórios Eleitorais.
Encerrando a programação, os jovens participaram de uma simulação de votação, oportunidade em que puderam manusear a urna eletrônica como acontece num processo eleitoral real.
Audiodescrição: ao fundo, quiosques e alguns jovens sentados. Em primeiro plano, a imagem mostra cinco pessoas: três mulheres e dois homens sorrindo para foto.