Estudantes de Direito vivenciam prática eleitoral no TRE-SE
Iniciativa de aprendizado une teoria à prática jurídica através de visita guiada pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), na manhã de sexta-feira (5), teve o prazer de receber alunos do 7º ao 10º período do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sergipe. Os discentes estavam acompanhados pelo Dr. Flávio Mendes, professor de direito civil e práticas jurídicas.
Sob a coordenação de Lídia Matos, secretária da EJESE, e Roberta Feitosa, assessora da EJESE, foram realizadas palestras no Plenário Fernando Ribeiro Franco. Os temas abordados incluíram processos eleitorais, prazos e etapas, dinâmicas de julgamento, a importância da democracia e do voto, além do combate à desinformação e a verificação de informações antes de sua divulgação nas mídias.
Cássia Maria Carvalho Polito Alves e Cristiana Lima Correia, também servidoras da EJESE, guiaram os estudantes ao Centro de Memória Eleitoral (CEMEL), onde tiveram a oportunidade de observar a documentação histórica, objetos, modelos de títulos eleitorais e urnas antigas. Também receberam informações detalhadas sobre a história eleitoral de Sergipe.
A visita se estendeu ao Parque de Urnas, onde a servidora Mônica Prado, chefe da Seção de Administração de Urnas, ofereceu explicações técnicas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, seus mecanismos de segurança, a preparação das seções eleitorais, atribuições dos mesários e os bastidores do processo eleitoral.
Ao concluir as visitas, o professor Flávio Mendes enfatizou a importância dessa interação entre teoria e prática. Agradeceu à equipe da Escola Judiciária Eleitoral pela acolhida e pela oportunidade de proporcionar aos alunos um aprendizado enriquecedor, destacando o papel fundamental de tais iniciativas na formação acadêmica e profissional dos futuros juristas. "Faz parte do núcleo de prática jurídica da faculdade aproximar os alunos da prática, e ter a chance de ver de perto os mecanismos do processo eleitoral é essencial para o aprofundamento do conhecimento. Agradecemos ao TRE-SE pela acolhida calorosa e pela transmissão de informações com tanta precisão e clareza", disse o professor.
Audiodescrição: na imagem, ao fundo, auditório com cadeiras verdes e pessoas sentadas assistindo a palestra. Em primeiro plano, a servidora Lídia Matos proferindo a palestra.