Pacto Contra a Desinformação promove conhecimento sobre urnas eletrônicas
A campanha é uma iniciativa de entidades sergipanas para promover eleições com mais acesso à informação
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, em uma colaboração sem precedentes com os órgãos aderentes do Pacto Contra a Desinformação, apresentam uma nova campanha de esclarecimento. A primeira ação, lançada no dia 8/04, apresentava os objetivos gerais do Pacto Contra a Desinformação. A nova campanha, lançada hoje (22), destaca algumas curiosidades sobre a urna eletrônica, seus componentes eletrônicos e funcionamento.
Fazem parte do Pacto o Ministério Público da União, o Ministério Público de Sergipe, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe, a Polícia Federal, a Associação dos Magistrados de Sergipe, a Procuradoria-Geral do Estado, as Defensorias Públicas de Sergipe e da União, e a rede Xodó de rádio.
As peças publicitárias oferecem informações sobre os sistemas de criptografia e demonstram algumas funcionalidades que contribuem para que cada voto seja resguardado em sua integridade. Outro ponto abordado pela campanha, e que poucas pessoas sabem, é que o teclado das urnas possui chips criptográficos. Mais uma curiosidade: você sabia que as máquinas de votação contam com criptografia óptica para garantir a segurança dos dados biométricos coletados?
A infraestrutura das urnas também é apresentada ao público, com o objetivo de evitar a circulação de informações inverídicas sobre o tema. Por exemplo: as urnas são equipadas com impressoras térmicas que utilizam papel especial, contribuindo para a nitidez dos resultados impressos, fato que facilita a fiscalização do processo; a fonte de energia das urnas, projetada para lidar com desafios operacionais, garante o funcionamento contínuo, adaptando-se a diferentes condições e sustentando as demandas energéticas dos equipamentos.
As entidades aderentes ao Pacto Contra a Desinformação incentivam os cidadãos a buscarem informações verídicas em fontes confiáveis, tal qual a página "Fato ou Boato", criada especificamente para esclarecer dúvidas e combater informações falsas. O TRE-SE encoraja a todos a questionarem e verificarem a veracidade das notícias antes de compartilhá-las.
Este esforço conjunto de entidades públicas e privadas é um passo fundamental para assegurar que as eleições de 2024 sejam conduzidas com a máxima transparência e integridade, fortalecendo assim a democracia brasileira.
Audiodescrição: No canto inferior esquerdo fotografia da urna eletrônica. No centro, texto "o maior símbolo da Democracia".