Tribunal realiza ações educativas em escolas de Aracaju
O objetivo é apresentar o processo eleitoral com linguagem simples e acessível
A Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), por meio dos projetos “Eleitora e eleitor do futuro” e “Jovem eleitora e eleitor”, realizou nos dias 15 e 17 de abril duas ações educativas: a diplomação 48 de líderes e vice-líderes do Colégio Salesiano e uma palestra sobre o processo eleitoral no Centro de Excelência Atheneu Sergipense.
No primeiro evento, o projeto “Eleitora e eleitor do futuro” realizou a diplomação dos 48 de líderes e vice-líderes de turmas. O evento foi realizado com a orientação das servidoras Lídia Matos (secretária da EJESE) e Roberta Feitosa (servidora da EJESE), que coordenaram as atividades realizando uma diplomação semelhante à solenidade oficial do TRE-SE. Vale ressaltar que a diplomação é o último ato realizado pelo TRE e é condição para que possam tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos.
Compuseram a mesa do evento o diretor-geral da escola Pe. Arlan Braga Oliveira; a gestora de comunicação, família e escola, Ana Cristina; a gerente administrativa, Thaís Veríssimo e o coordenador da pastoral salesiana, Felipe Bastos.
No segundo no dia (17), o projeto “Jovem eleitora e eleitor” esteve no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Executaram o Programa as servidoras Lídia Matos, Roberta Feitosa e o servidor Elielson Souza Silva. Acompanhados da professora de cidadania Rosângela Silva de Oliveira,
135 alunos do ensino médio participaram de palestras com temas inerentes a justiça eleitoral e puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o processo, etapas preparatórias para a eleição, acessar e entender como funcionam as urnas eletrônicas e seus dispositivos de segurança.
Osprojetos “Eleitora e eleitor do futuro” e “Jovem eleitor” atendem estudantes das redes estaduais, municipais e particulares de ensino de Sergipe. O objetivo é apresentar o processo eleitoral (registro de candidaturas, votação, totalização, proclamação do resultado e diplomação dos eleitos) com linguagem simples e acessível, por meio de palestras que apresentam a importância da democracia, o perigo de propagar as fake news, combate a desinformação e a necessidade de exercer a cidadania por meio do voto, além de realizareventos interativos e eleições simuladas com urnas eletrônicas.
Audiodescrição:imagem de um auditório lotado de estudantes sentados assistindo a palestra. Ao fundo, servidora e servidor do TRE, fazendo as explanações.